15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba mostra avanços no tratamento contra Glaucoma (+ Fotos)

Cuba, glaucoma, avances

Cuba mostra avanços no tratamento contra Glaucoma (+ Fotos)

Havana, 12 de mar (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia Mundial do Glaucoma com notáveis ​​avanços em seu tratamento, enquanto especialistas recomendam um check-up oftalmológico anual para detectar a doença a tempo e evitar a cegueira irreversível.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Prensa Latina, a médica do Instituto Cubano de Oftalmologia Ramón Pando Ferrer, Isabel Obret, especificou que os pacientes começam com distúrbios visuais e muitas vezes não dão a devida importância ao pensar que já precisam usar óculos.

consulta Glaucoma

Estes são realmente os primeiros sintomas de que a alta pressão intraocular está afetando a visão do olho, apontou Obret, que argumentou que as pessoas perdem a estabilidade visual e a nitidez das cores.

Glaucoma tem alta prevalência em nosso país, mas é muito mais frequente em negros, e muitas vezes o paciente chega tarde à nossa consulta, disse Obret.

O glaucoma – que está associado à pressão alta e à miopia, para citar exemplos – é tratado com medicamentos, mas existem outras alternativas, como cirurgias a laser ou com filtro, procedimentos muito caros em outros países.

pacientes Glaucoma

Lembrou que graças ao líder histórico da Revolução, Fidel Castro, e ao falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nasceu a Operação Milagre, que possibilitou ao país caribenho adquirir tecnologia de ponta, que nos permitiu revolucionar a nós mesmos, disse ele.

Também temos avanços no combate ao Glaucoma por meio da indústria farmacêutica, destacou o especialista de Pando Ferrer.

 

Quando entrei na área de Oftalmologia, em Cuba tínhamos apenas dois tipos de colírios, e hoje temos cinco apresentações de medicamentos combinados e não combinados.

Temos também tecnologia a laser, equipamentos de diagnóstico e monitoramento, além de tomógrafos, comentou o especialista.

Obret recomendou estilo de vida saudável, alimentação balanceada e prática sistemática de exercícios físicos, devendo sempre ser compensado quem tem alguma doença de base.

Quem já está doente tem que cumprir rigorosamente o tratamento, porque se não o fizer, o destino final seria a cegueira irreversível, e esse mal não está associado a milagres, afirmou Obret.

jha/joe/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.