27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ucrânia anuncia a abertura de novos corredores humanitários

ucrania-anuncia-a-abertura-de-novos-corredores-humanitarios

Ucrânia anuncia a abertura de novos corredores humanitários

Kiev, 11 mar (Prensa Latina) A vice-primeira-ministra ucraniana Irina Vereschuk anunciou hoje que vários corredores humanitários serão abertos para a evacuação de civis de diferentes cidades do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva, ela disse que as rotas Mariupol-Zaporozhie, Polohy-Zaporozhie, Volnovaja-Pokrovsk, Energodar-Zaporozhie, Izyum-Lozova estarão disponíveis.

O ministro para a reintegração dos territórios não controlados da Ucrânia disse que outros corredores ligarão várias localidades da região de Kiev com a capital e a cidade de Zhitomir.

Vereschuk também observou que novas rotas estão sendo organizadas para entregar medicamentos, água e alimentos às cidades de Kherson, Chernobyl, Kharkov e outras regiões do país onde estão ocorrendo confrontos entre as forças nacionais e as tropas russas.

O chefe adjunto da milícia de Donetsk, Eduard Basurin, disse ao canal de TV Rússia 24 que nas últimas 24 horas apenas 69 pessoas puderam ser evacuadas pelo corredor humanitário na cidade de Mariupol, incluindo 17 crianças.

“Todos vocês sabem que oficialmente não funciona”, disse Basurin sobre o corredor, referindo-se às dificuldades encontradas pela população civil para deixar a cidade por causa dos nacionalistas ucranianos que os impedem de evacuar.

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para repelir a crescente agressão de Kiev.

Antes, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e assistência militar.

O presidente russo Vladimir Putin, em um discurso para informar sobre o lançamento da operação, disse que o objetivo era proteger o povo do Donbass dos abusos e genocídio de Kiev nos últimos oito anos e “desmilitarizar” a Ucrânia.

Segundo o Ministério da Defesa russo, os ataques não são dirigidos à população ucraniana ou a cidades ucranianas, mas a seus alvos militares e infraestrutura.

oda/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.