24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

População do Himalaia enfrenta golpe do clima e Covid-19

populacao-do-himalaia-enfrenta-golpe-do-clima-e-covid-19

População do Himalaia enfrenta golpe do clima e Covid-19

Katmandu, 11 de mar (Prensa Latina) A dupla crise climática e a pandemia de Covid-19 estão atingindo duramente as comunidades do Himalaia no Nepal hoje com seu impacto nos meios de subsistência e no ambiente natural.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora a área também seja compartilhada por Butão, Índia, China e Paquistão, o Nepal abriga a maioria dos picos mais altos, informou o jornal Nepali Times.

Tanto budistas como hindus consideram o Himalaia sagrado, e grande parte das práticas socioculturais de vários grupos étnicos, das montanhas às planícies, evoluíram entre os grandes lagos e rios que emanam desta região montanhosa.

Proteger a preciosa beleza natural de suas montanhas é importante não apenas para o Nepal, mas também para o planeta.

Grande parte da região do Himalaia é pobre, muitas áreas remotas ainda carecem de eletricidade, saneamento precário, crianças são privadas de educação de qualidade e jovens instruídos migram em busca de trabalho.

O Nepal é conhecido por suas elevações, mas o que impressiona os visitantes é o calor espontâneo e a simpatia natural de seu povo, e essa sociedade multiétnica que vive em harmonia há séculos teceu uma rica tapeçaria cultural.

Montanhas geladas estão literalmente derretendo, enquanto centenas de lagos glaciais incharam perigosamente nas últimas décadas e agora correm o risco de estourar. Além disso, o Himalaia é uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo e futuros terremotos podem causar avalanches nos lagos, transbordando as frágeis barragens e enviando tsunamis de água pelos vales estreitos.

O turismo, que desempenha um papel crítico na transformação econômica, precisa de uma estratégia de pandemia pós-Covid-19 para se reanimar.

Outra questão que agrava a situação é a seca invernal e o clima de monções extremo dos últimos dois anos, que causa quebras de safra, incêndios florestais e outras catástrofes que dificultam cada vez mais a sobrevivência da população.

O Himalaia não é apenas um destino turístico que fornece renda para os nepaleses, é também um gigantesco reservatório de água doce para grande parte da humanidade que vive a jusante no sul da Ásia e sua salvaguarda significa salvar o planeta.

mem/abm/mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.