21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Espanha presta homenagem ao ator José Luis López Vázquez

espanha-presta-homenagem-ao-ator-jose-luis-lopez-vazquez

Espanha presta homenagem ao ator José Luis López Vázquez

Madrid, 11 de mar (Prensa Latina) A Academia Espanhola de Cinema anunciou hoje que realizará uma série de filmes na próxima semana para comemorar o ator José Luis López Vázquez, por ocasião do centenário de seu nascimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Figura emblemática da sétima arte espanhola, camaleônico em seus diferentes registros da comédia ao drama, López Vázquez, com uma filmografia de mais de 200 longas-metragens, incluindo Los Chicos del Preu, Plácido, El verdugo, Peppermint frappé, Mamá cumple cien años, El divorcio que viene, La prima Angélica, Mi querida señorita e a trilogia Património Nacional, de Luis García Berlanga.

Estrelou o média-metragem The Cabin, de Antonio Mercero, vencedor do Emmy em 1973 e trabalhou com diretores internacionais como o americano George Cukor em Viajes con mi tía (1972). Em 1971 participou de Las petroleras, junto com duas beldades da época, a francesa Brigitte Bardot e a italiana Claudia Cardinale.

Na Academia, seu filho José Luis López Magerus e as atrizes Irene Escolar, Carmen Machi e Kiti Mánver escolheram o que para cada um deles é o filme essencial na filmografia da grande performer madrilena.

Serão exibidos a partir da próxima segunda-feira os filmes Falar, mudinha, Um milhão no lixo, Roubo às três, e Não é bom que o homem esteja sozinho. Encontros e apresentações com López Magerus, os diretores Manuel Gutiérrez Aragón, Pedro Olea e Roberto J. Oltra e a historiadora de cinema Alba Gómez enriquecerão as noites.

Por outro lado, o Ministério da Cultura e Desportos de Espanha inaugurou na véspera uma exposição dedicada a uma das facetas menos conhecidas de López Vázquez, a de cartunista e designer.

A exposição na Cinemateca Espanhola de Madrid, inaugurada pelo Ministro da Indústria, Miquel Iceta, juntamente com José Luis López Magerus, propõe um itinerário que abrange desde o seu início e período de formação, até ao seu trabalho como figurinista e cenógrafo, bem como o seu trabalho na área do design gráfico.

Influenciado pela marca de Federico García Lorca, até chegar aos cenários do Teatro Nacional María Guerrero, onde coincidiu com Salvador Dalí, vencedor de um Goya honorário em 2004, um Emmy e inúmeras distinções nacionais, faleceu em 2009 com a idade de 87 anos.

jcm/ft/mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.