27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e IFAD se comprometem com o desenvolvimento agroflorestal

cuba-e-ifad-se-comprometem-com-o-desenvolvimento-agroflorestal

Cuba e IFAD se comprometem com o desenvolvimento agroflorestal

Havana, 11 mar (Prensa Latina) O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (IFAD) e o governo cubano estão trabalhando hoje no Projeto de Desenvolvimento de Cooperativas Agroflorestais (Prodecafé) para aumentar a produção de café e cacau.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um relatório no site do Ministério da Agricultura (Minag) e do IFAD disse que esta iniciativa, projetada para seis anos, também contribuirá para melhorar a resistência à mudança climática dos pequenos agricultores da região leste do país.

Com um investimento inicial de US$42,5 milhões (de fundos da IFAD e contribuições cubanas), o valor do projeto deverá subir para US$63,65 milhões uma vez que receba mais contribuições de doadores estrangeiros.

Como os empreendimentos anteriores do IFAD na ilha demonstraram, investir em cooperativas é a maneira mais eficiente de resolver os problemas de baixa produtividade, falta de equipamentos e escassez de oportunidades econômicas, disse o diretor nacional do IFAD para Cuba, Juan Diego Ruiz.

Ele também ajudará a enfrentar a migração da juventude rural para as cidades, a desigualdade de gênero e a escassez de alimentos nutritivos, disse ele.

O Prodecafé melhorará a segurança alimentar e as condições de vida das famílias rurais nas províncias orientais de Granma, Guantánamo, Holguín e Santiago de Cuba, aumentando a produção e comercialização de produtos agroflorestais, principalmente café e cacau, e reduzindo sua vulnerabilidade a eventos climáticos extremos.

O projeto beneficiará diretamente 300 cooperativas agroflorestais e 17.500 famílias, incluindo trabalhadores diaristas e especialistas em assistência técnica que trabalham para essas organizações, com ênfase nas mulheres e jovens, com oportunidades de aumentar sua renda e sua inclusão nos processos de tomada de decisão.

Também trabalhará para fortalecer seus ativos físicos e produtivos, e melhorar suas capacidades organizacionais, gerenciais e tecnológicas.

Este programa fortalecerá as capacidades dos fornecedores que prestam serviços às organizações de produção agroflorestal através de treinamento, assistência técnica e entrega de insumos, além de empreender o reparo e a construção de estradas de acesso às áreas montanhosas, o que beneficiará a população local.

Segundo a IFAD, apesar dos bons indicadores sociais, a alta dependência de Cuba das importações de alimentos (80% do consumo de alimentos) e o impacto do bloqueio dos EUA significa que sua população é altamente afetada por choques externos, tais como aumentos de preços.

Prodecafé promoverá atividades agrícolas de pequena escala – produção avícola, criação de porcos e cultivo de frutas e vegetais – que melhorarão a segurança alimentar, a dieta das famílias participantes e seus rendimentos.

Para Cuba, o desenvolvimento agroalimentar é uma prioridade com um conjunto de transformações baseadas em uma política clara de substituição de importações, fortalecendo e desenvolvendo a produção nacional.

Neste sentido, o governo declarou a segurança alimentar e nutricional um objetivo estratégico e um elemento central de seus programas sociais e econômicos, razão pela qual o projeto está alinhado com o Plano e a Lei Nacional de Soberania Alimentar e Educação Nutricional, que será aprovada pelo Parlamento em abril.

Desde que a IFAD retomou suas operações em Cuba em 2013, investiu em três projetos, incluindo o Prodecafé, num valor total de quase 170 milhões de dólares e beneficiou mais de 40.000 famílias rurais.

Com seu apoio e o acompanhamento de outros co-financiadores (como o Fundo Fiduciário Espanhol, a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Fundo Franco-Cubano de Contra-valores), a Minag implementa outros programas que promovem a produção de grãos e fortalecem as cadeias do leite e da carne e o setor cooperativo pecuário em geral.

oda/crc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.