19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia preocupada com declarações ocidentais sobre a guerra nuclear

Rússia preocupada com declarações ocidentais sobre a guerra nuclear

Moscou, 10 mar (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov disse hoje que seu país está preocupado com as frequentes declarações de representantes de países ocidentais sobre a possibilidade do uso de armas nucleares.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministro das Relações Exteriores russo falou aos repórteres após a reunião de quinta-feira com seus homólogos da Ucrânia, Dmitry Kuleba, e da Turquia, Mevlut Cavusoglu, na cidade turca de Antalya.

Disse que era “alarmante” quando o Ocidente “continua voltando e voltando” às referências ao uso de armas nucleares e à possibilidade do início de uma terceira guerra mundial. “Mas nós nunca falamos sobre isso”, disse ele.

Segundo Lavrov, no contexto dos acontecimentos dos últimos anos na Ucrânia, que se intensificaram nos últimos meses e semanas, somente representantes ocidentais, especialmente membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), falam sobre este assunto.

Na reunião, o chefe da diplomacia russa propôs a realização de consultas trilaterais com a participação de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Moscou e Kiev, informou a agência de notícias TASS.

Também chamou a atenção para a ameaça de que as armas fornecidas à Ucrânia pelo Ocidente poderiam então se espalhar por toda a Europa.

“Ameaças e riscos para a aviação civil serão criados por muitos anos, e não apenas nos céus ucranianos: eles podem se espalhar por toda a Europa”, advertiu ele.

Os países ocidentais que fornecem armas letais à Ucrânia, incluindo milhares de sistemas de mísseis antiaéreos portáteis, estão agindo perigosamente, disse ele.

O Ministro das Relações Exteriores observou que a Rússia está exigindo uma explicação sobre as atividades biológicas dos EUA na Ucrânia.

“Estamos muito preocupados com as informações que vieram à tona de que o Pentágono estabeleceu várias dezenas de laboratórios militares e biológicos em território ucraniano, como parte de seu programa realizado em todo o mundo, em violação à convenção pertinente sobre a proibição de armas biológicas e tóxicas”, enfatizou.

Os militares russos encontraram provas em documentos de laboratórios biológicos na Ucrânia de que os Estados Unidos financiaram a pesquisa de um mecanismo secreto para a disseminação de patógenos mortais, disse o Ministério da Defesa russo na quinta-feira.

O porta-voz do exército, Major General Igor Konashenkov, disse que seu país tem informações detalhadas sobre a implementação no Pentágono de um projeto para estudar a transferência de vírus através de aves selvagens que migram entre a Ucrânia e a Rússia e outros países vizinhos.

jcm/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.