26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Produção de sorbitol reforça a necessidade do setor açucareiro cubano

Produção de sorbitol reforça a necessidade do setor açucareiro cubano

Havana, 10 mar (Prensa Latina) A produção em Cuba de glicose sorbitol a partir da cana-de-açúcar, item de amplo uso industrial, reforça a necessidade que o país tem hoje de manter esse setor econômico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É um derivado usado principalmente no preparo de cremes dentais e em outras aplicações, como na produção de medicamentos, alimentos e cosméticos, disseram vários executivos à Prensa Latina.

O Azcuba Sugar Business Group está a trabalhar na produção de 1.100 toneladas de sorbitol em 2022, volume semelhante ao do plano do ano anterior, disse o responsável pelos Derivados daquela entidade, Carlos González.

A fábrica de sorbitol, localizada em Camagüey (cerca de 500 quilômetros a leste de Havana), utiliza como matéria-prima para obter esse derivado a glicose fornecida por várias usinas de açúcar com refinarias. Embora a instalação tenha capacidade para produzir 10 mil toneladas deste item, sua produção não ultrapassou confortavelmente mil toneladas por ano desde seu início no Período Especial.

Este último refere-se ao estágio de crise econômica que ocorreu no país após a perda de seus tradicionais parceiros comerciais com o desaparecimento do socialismo no Leste Europeu e na União Soviética.

A usina também enfrenta dificuldades para importar o catalisador necessário no processo de produção do sorbitol devido a restrições e obstáculos inerentes ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba por mais de seis décadas por sucessivos governos dos Estados Unidos.

Essa unidade também está trabalhando no desenvolvimento em escala industrial do frutooligossacarídeo, conhecido como FOS 55%, uma substância com benefícios comprovados para a saúde humana e animal e que aumentará o valor agregado da produção.

Além de Cuba, cerca de 20 nações produzem sorbitol, incluindo Estados Unidos, França, Itália, Japão, Canadá, Alemanha, Rússia, Holanda, Brasil, México e Argentina.

González destacou que a Azcuba trabalha na safra atual, além do açúcar, na produção de álcoois de diversos tipos, incluindo gel bactericida, rum, energético, ração animal, tábuas de bagaço, dióxido de carbono, torula levedo e saccharomyces, xaropes e outros derivados de cana.

Sobre a importância desta gramínea, a diretora do Instituto Cubano de Pesquisas em Derivados da Cana-de-Açúcar, Mariela Gallardo, assegurou que esta cultura tem características excepcionais, com alta capacidade de fotossíntese e alto rendimento de biomassa superior à espessura do restante.

acl/rs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.