26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mexicana Frida Kahlo na pele da atriz cubana Juliet Montes

Mexicana Frida Kahlo na pele da atriz cubana Juliet Montes

Havana, 10 de mar (Prensa Latina) Com a encenação da peça FK: Fantasia sobre Frida Kahlo, as dores, conflitos e paixões da enigmática artista mexicana emergem hoje na pele da atriz cubana Juliet Montes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estreada pelo conjunto Teatro de la Utopía da província ocidental de Pinar del Río, a peça faz parte do calendário de ações organizadas com o projeto sociocultural Todos, liderado pela cineasta da ilha Marilyn Solaya, no âmbito da comemoração do Dia Internacional Dia da mulher.

A encenação se conecta com o legado da criadora, protagonista de uma convulsiva trajetória pessoal e profissional e que se destaca como uma das precursoras do feminismo e fervorosa defensora das causas políticas.

Montes articula em sua interpretação os acontecimentos que marcaram a vida de Kahlo, sob o roteiro do diretor do grupo, Reinaldo León e tomando como referência a ampla seleção de materiais: filmes, diários, fotos, notas, músicas, que documentam sua vida.

Segundo o portal Cubaescena, a obra combina diferentes sistemas significativos, com o uso de símbolos e ícones que matizam a apresentação e completam o discurso da peça, desde o texto, movimentos, cenário, maquiagem, figurino e iluminação. FK: Fantasia sobre Frida Kahlo tem uma poética que facilita uma cuidadosa composição cênica onde o discurso-imagem tem respiros dialógicos, aponta o texto, ao evocar o pensamento da pintora, capaz de captar sua realidade em pinturas.

O trabalho também se torna o ponto de partida para as atividades realizadas pelo projeto Todos, a fim de visibilizar o papel das mulheres na sociedade cubana e, ao mesmo tempo, promover uma maior representação delas em esferas estigmatizadas, como o cinema.

Primeiro cenário das atividades da iniciativa na maior das Antilhas, Pinar del Río suma na organização do evento o apoio da União de Artistas e Escritores de Cuba, o Conselho das Artes Cênicas, o Gabinete do Historiador da cidade, entre outros.

Segundo León, a jornada cultural também reúne a exposição Todos: Em busca de um espaço, que reúne dezenas de fotografias que documentam vários congressos, marchas e atividades de mulheres realizadas por elas na primeira meta do século XX.

Da mesma forma, inclui a apresentação do documentário homônimo, lançado em Cuba em 2019, que demonstra a premissa do projeto dedicado ao resgate da memória histórica feminina.

Nas palavras de Solaya, esta iniciativa visa aproximar comunidades distantes das áreas urbanas, de forma a promover uma mudança na percepção dos papéis de gênero e parte da ideia de refletir a luta constante de cada mulher para ocupar um lugar digno na sociedade.

acl/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.