27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia revela ordem secreta para ataque ucraniano a Donbass em março

Rusia, revelación, orden, secreta, ataque, Donbass

Rússia revela ordem secreta para ataque ucraniano a Donbass em março

Moscou, 9 mar (Prensa Latina) O Ministério da Defesa russo revelou hoje a ordem secreta original do comandante da Guarda Nacional da Ucrânia, datada de 22 de janeiro de 2022, sobre a ofensiva contra Donbass em março deste ano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O documento é dirigido aos chefes dos departamentos do norte de Kiev, sul de Odessa e oeste da Guarda Nacional Ucraniana, disse o porta-voz militar Major General Igor Konashenkov aos repórteres.

Indicou que o texto inclui as assinaturas dos funcionários responsáveis pelo cumprimento das tarefas do plano que previa a preparação de um dos grupos de greve para operações ofensivas na área da chamada “operação de forças conjuntas” em Donbass.

O documento mostra a estrutura organizacional da possível ofensiva, que envolveria o grupo tático do batalhão da 4ª brigada operacional da Guarda Nacional e a 80ª brigada de assalto aéreo independente ucraniana.

“Gostaria de salientar que desde 2016, esta formação de forças de assalto aéreo da Ucrânia tem sido treinada por instrutores americanos e britânicos sob os programas de treinamento padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, Konashenkov apontou.

O porta-voz militar enfatizou que a operação russa previu e frustrou a ofensiva em larga escala das tropas de choque ucranianas contra as autoproclamadas repúblicas populares de Lugansk (RPL) e Donetsk (RPD) em março deste ano.

Disse que ainda não sabia até que ponto os EUA e a OTAN estavam envolvidos no planejamento e preparação do ataque ao RPD e ao RPL pelo exército ucraniano.

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro depois que as autoridades do autoproclamado RPD e RPL solicitaram ajuda para repelir a agressão de Kiev.

Anteriormente, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e ajuda militar.

O presidente russo Vladimir Putin, em um discurso televisionado para relatar o lançamento da operação, disse que o objetivo era proteger o povo de Donbass dos abusos e genocídios cometidos por Kiev nos últimos oito anos e “desmilitarizar” a Ucrânia.

rgh/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.