19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Honduras analisa a possível compra de petróleo venezuelano

Honduras analisa a possível compra de petróleo venezuelano

Tegucigalpa, 9 mar (Prensa Latina) O Congresso Nacional de Honduras deve hoje apoiar uma possível decisão do Presidente Xiomara Castro, do partido Libertad y Refundación (Libre), de adquirir petróleo da Venezuela através da Petrocaribe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o deputado Libre Rasel Tomé, a decisão está nas mãos do executivo, que é responsável pela política internacional e é composto também pelos indicados presidenciais Salvador Nasralla, Doris Gutiérrez e Renato Florentino Pineda.

O congressista lembrou um esforço semelhante empreendido pelo ex-presidente Manuel Zelaya, no cargo de 2006 a 2009, quando fez baixar os preços dos combustíveis, graças a acordos com o bloco regional, e advertiu que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia estava aumentando os custos dos combustíveis.

Após o golpe de Estado contra Zelaya, o líder bolivariano Hugo Chávez propôs ao ex-líder hondurenho, em 2010, que presidisse o Conselho Político da Petrocaribe, uma iniciativa de cooperação energética promovida pela nação sul-americana.

Em seu discurso de aceitação, o político centro-americano referiu-se a seus objetivos imediatos como o fortalecimento dos processos democráticos do continente e a proteção das democracias da América Latina e do Caribe, através da ajuda a todos os países.

Sob o acordo de energia, em vigor desde junho de 2005, a Venezuela fornece combustível aos parceiros da iniciativa através de condições preferenciais, empréstimos a longo prazo e a opção de pagamento parcial com serviços ou bens, e constrói refinarias, oleodutos e usinas hidrelétricas.

rgh/dgh/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.