21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evacuações preventivas devido erupção do Vulcão do Fogo na Guatemala (+ Fotos)

Guatemala, volcán, evacuaciones

Evacuações preventivas devido erupção do Vulcão do Fogo na Guatemala (+ Fotos)

Guatemala, 8 mar (Prensa Latina) O Corpo de Socorro e a Coordenadoria de Redução de Desastres (Conred) evacuaram preventivamente várias cidades próximas ao Vulcão do Fogo, em plena erupção.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Secretaria Executiva do Conred confirmou que, com o apoio dos Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, transferiram 70 moradores do povoado de Morelia, San Pedro Yepocapa, no departamento de Chimaltenango, para Santa Lucía Cotzumalguapa, Escuintla, devido ao aumento da atividade do vulcão ontem.

evacuaciones-preventivas-por-erupcion-de-volcan-de-fuego-en-guatemala

Uma estratégia semelhante foi seguida com 150 moradores de Panimaché I e II, comunidades localizadas no sopé da estrutura vulcânica, cerca de 60 quilômetros a oeste desta capital.

Após a erupção, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) informou que a descida de fluxos piroclásticos (mistura de gases, cinzas e blocos de rocha em altas temperaturas e velocidades) continua na ravina de Ceniza.

“Estas são maiores e mais intensas”, confirmou em seu mais recente boletim especial, em que alerta para ondas que começam a transbordar nas laterais da ravina.

“A erupção pode continuar aumentando sua energia e produzindo a descida de mais fluxos piroclásticos para as ravinas de Ceniza e Santa Teresa ou outras”, disse ele.

Nesse sentido, o Conred lembrou às pessoas que vivem em comunidades vizinhas e estão em situação de risco, que promovam a auto-evacuação e coloquem em marcha o Plano de Resposta à Família.

evacuaciones-preventivas-por-erupcion-de-volcan-de-fuego-en-guatemala

Da mesma forma, ouça as informações oficiais através do Conred, do Insivumeh e da mídia para não gerar pânico desnecessário e ter a Mochila das 72 horas pronta.

Localizado entre os departamentos de Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango, a aproximadamente 50 quilômetros da Cidade da Guatemala, o vulcão Fuego teve uma de suas erupções mais fortes em 44 anos em 3 de junho de 2018.

Em seguida, o fluxo piroclástico devastou várias comunidades instaladas nas encostas do cone e deixou mais de 400 mortos ou desaparecidos, além de quase dois milhões de habitantes afetados.

acl/mmc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.