27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palácio da Informática de Cuba, 31 anos como vitrine tecnológica

Palácio da Informática de Cuba, 31 anos como vitrine tecnológica

Havana, 7 mar (Prensa Latina) O Palácio Central de Informática e Eletrônica de Cuba comemora hoje 31 anos de sua criação como vitrine tecnológica, berço de projetos e serviços avançados de TI, um universo do futuro por seu impacto social.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fundado em 1991 com a presença do líder da Revolução, Fidel Castro, que então o chamava de La Capital de los Jovenes Club, comemorará a data com uma feira de produtos, entre outras atividades, segundo o programa divulgado pela instituição.

Em declarações recentes à televisão nacional, Danays Moreno, seu diretor, explicou que em pouco mais de três décadas têm serviços diversificados e plataformas consolidadas como La Mochila (entretenimento audiovisual alternativo).

Ele citou o Ludox (portal web que tem como objetivo divulgar e promover a cultura do videogame no país), a enciclopédia colaborativa na rede Ecured e Reflejos (blogs sobre temas interessantes hospedados no domínio .cu).

Também incluiu entre os serviços o espaço Estanquillo, para revistas e imprensa digital nacional e internacional, concebido em 2015 com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários que possuem uma Intranet. Fizemos alianças com diversas entidades que nos deram a possibilidade de nos fortalecermos, assegurou o diretor do Palácio, local que Fidel Castro visitou pela segunda vez em 13 de setembro de 2000.

Moreno exemplificou o vínculo com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores e a Empresa Cubana de Telecomunicações, que facilitou uma sala Nauta, um Teleponto, além de destacar o trabalho com a Segurmática para a venda e atualização de licenças de antivírus.

A longo prazo -explicou- continuaremos o legado e não só manteremos os produtos ou serviços funcionais e estáveis, mas também criaremos novos para o usufruto dos usuários.

Queremos ser uma instituição de formação para organizações, empresas ou entidades que necessitem de apoio neste sentido, disse.

No ano passado, por ocasião do 30º aniversário, foi inaugurada a sala temática “Fidel e tecnologias para todos”, que conta com um assistente virtual, um site para visualização de documentários sobre a personalidade do líder.

No final do ato pelos quinze anos do Palácio Central de Informática e Eletrônica, em 7 de março de 2006, o líder máximo da Revolução escreveu no livro de visitas: “Estou hoje, 7 de março, por todas as razões do mundo, o revolucionário mais feliz”. Na opinião de especialistas, este site localizado no município de Havana de Centro Habana constitui mais do que uma vitrine tecnológica, um pilar de referência no processo de informatização da sociedade cubana.

jf/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.