26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Americanos unem suas vozes contra o bloqueio contra Cuba

Americanos unem suas vozes contra o bloqueio contra Cuba

Washington, 7 de mar (Prensa Latina) Cidadãos norte-americanos e organizações de paz realizaram manifestações neste fim de semana nas cidades de New Haven, Hartford e Middletown para exigir que o governo do presidente Joe Biden ponha fim ao bloqueio contra Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os manifestantes também pediram que a paz prevaleça no Leste Europeu e o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, uma crise incentivada por Washington e seus países aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A amiga de Cuba, a representante liberal democrata pelo estado de Connecticut, Rosa De Lauro, e o prefeito da cidade de Middletown, Benjamin Florsheim, estiveram presentes nos protestos. Enquanto o mundo concentra sua atenção na crise europeia e lança campanhas tóxicas em defesa da hegemonia dos EUA, os cidadãos daquele país lembram que a ilha sofre as consequências de um cerco econômico e comercial injusto há seis décadas.

Entre os presentes estava o presidente do movimento Unidade Latina em Ação, John Jairo Lugo, que pediu paz na Ucrânia e lembrou que sanções unilaterais contra a ilha caribenha são atos de terrorismo e genocídio.

Participaram também os grupos de solidariedade com o Conselho de Paz de Cuba New Haven (NEMO), Movimento No Embargo Cuba, Greater Hartford Cuba Solidarity Committee, Connecticut Peace and Solidarity Coalition e Unidad Latina en Acción. Os grupos Vecinos Unidos, Latin America Solidarity Coalition of WMass, Green Party of Connecticut, Veterans for Peace Connecticut e ANSWER Coalition também participaram.

Segundo esses movimentos, o bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de meio século é a guerra econômica mais longa da história da humanidade, deliberadamente projetada para causar fome, doenças e desespero na população cubana.

Durante décadas, o povo e o governo cubanos e os amigos da nação caribenha em todo o mundo exigiram o fim dessa política inúmeras vezes, mas sucessivas administrações em Washington fizeram ouvidos moucos.

O fim dessa monstruosidade está no Congresso e o Poder Executivo do governo, com sede na Casa Branca, explicou e acrescentou que o bloqueio só pode ser derrotado dentro dos Estados Unidos.

Denunciá-lo não é o objetivo, mas demonstrar sua crueldade sem sentido, algo que não se consegue apenas com slogans, nem com bons votos e motivos, ou votos em organismos internacionais, concordaram. Mobilizar a opinião dentro do país do norte é de suma importância para vencer esta batalha, concluíram.

jcm/idade/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.