19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Americanos unem suas vozes contra o bloqueio contra Cuba

Americanos unem suas vozes contra o bloqueio contra Cuba

Washington, 7 de mar (Prensa Latina) Cidadãos norte-americanos e organizações de paz realizaram manifestações neste fim de semana nas cidades de New Haven, Hartford e Middletown para exigir que o governo do presidente Joe Biden ponha fim ao bloqueio contra Cuba.

Os manifestantes também pediram que a paz prevaleça no Leste Europeu e o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, uma crise incentivada por Washington e seus países aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A amiga de Cuba, a representante liberal democrata pelo estado de Connecticut, Rosa De Lauro, e o prefeito da cidade de Middletown, Benjamin Florsheim, estiveram presentes nos protestos. Enquanto o mundo concentra sua atenção na crise europeia e lança campanhas tóxicas em defesa da hegemonia dos EUA, os cidadãos daquele país lembram que a ilha sofre as consequências de um cerco econômico e comercial injusto há seis décadas.

Entre os presentes estava o presidente do movimento Unidade Latina em Ação, John Jairo Lugo, que pediu paz na Ucrânia e lembrou que sanções unilaterais contra a ilha caribenha são atos de terrorismo e genocídio.

Participaram também os grupos de solidariedade com o Conselho de Paz de Cuba New Haven (NEMO), Movimento No Embargo Cuba, Greater Hartford Cuba Solidarity Committee, Connecticut Peace and Solidarity Coalition e Unidad Latina en Acción. Os grupos Vecinos Unidos, Latin America Solidarity Coalition of WMass, Green Party of Connecticut, Veterans for Peace Connecticut e ANSWER Coalition também participaram.

Segundo esses movimentos, o bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de meio século é a guerra econômica mais longa da história da humanidade, deliberadamente projetada para causar fome, doenças e desespero na população cubana.

Durante décadas, o povo e o governo cubanos e os amigos da nação caribenha em todo o mundo exigiram o fim dessa política inúmeras vezes, mas sucessivas administrações em Washington fizeram ouvidos moucos.

O fim dessa monstruosidade está no Congresso e o Poder Executivo do governo, com sede na Casa Branca, explicou e acrescentou que o bloqueio só pode ser derrotado dentro dos Estados Unidos.

Denunciá-lo não é o objetivo, mas demonstrar sua crueldade sem sentido, algo que não se consegue apenas com slogans, nem com bons votos e motivos, ou votos em organismos internacionais, concordaram. Mobilizar a opinião dentro do país do norte é de suma importância para vencer esta batalha, concluíram.

jcm/idade/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES