25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Capítulo histórico do internacionalismo de Cuba é evocado na Etiópia

Cuba, Etiopía, internacionalistas, homenaje

Capítulo histórico do internacionalismo de Cuba é evocado na Etiópia

Adis Abeba, 6 mar (Prensa Latina) Quando o dia de hoje praticamente começou, concluiu-se a comemoração do 44º aniversário da Vitória de Karramara, feito que, com a participação das tropas cubanas, marcou o triunfo da Etiópia contra a invasão da Somália.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Alcançado em 5 de março de 1978, esse sucesso contra a ocupação somali foi definitivo para restaurar a fronteira e salvaguardar a soberania do país.

A contribuição dos cubanos foi decisiva para derrotar a agressão que a Somália iniciou em julho de 1977, com o objetivo de anexar territórios de língua somali neste país.

A representação diplomática de Cuba, médicos internacionalistas, cubanos aqui residentes e etíopes formados no país das Antilhas iniciaram a evocação no Parque da Amizade Etiópia-Cuba, juntamente com centenas de cidadãos que assistiram à solenidade.

Popularmente chamado de Monumento Tiglachin (Nossa Luta, em amárico), o local foi palco de elogios de agradecimento pela colaboração cubana de funcionários do governo, veteranos e mutilados da guerra, militares ativos e centenas de etíopes que também participaram.

O principal orador foi o embaixador cubano nesta capital, Jorge Lefebre, que, entre outros temas, destacou a importância “deste capítulo do internacionalismo cubano” e informou que a ajuda veio “a um pedido do governo etíope”.

Ele também comentou que o sacrifício dos soldados cubanos se tornou um fundamento de fraternidade e solidariedade entre os povos de ambos os países, e causou uma ovação, além do grito “A Etiópia brilhou em Karramara como em Adwa”.

A Vitória de Adwa (1896) contra a ambição da Itália é considerada uma conquista militar honrosa, um exemplo de patriotismo e um triunfo diplomático, porque as potências colonialistas reconheceram a Etiópia.

Na cerimônia, foi particularmente comovente o depósito de oferendas florais ao pé de dois murais que mostram retratos impressos em placas de bronze dos 163 combatentes cubanos que caíram durante a Guerra de Ogaden, como também é conhecido o confronto contra a invasão somali. Mesmo após a conclusão oficial da comemoração, vários palestrantes também destacaram a importância da Vitória de Karramara, e as demonstrações de respeito aos caídos, além de admiração pelo altruísmo cubano, encheram a tarde.

Enquanto isso, a brigada médica, residentes cubanos e etiocubanos (etíopes formados em Cuba) estenderam suas homenagens com breves cerimônias em outras partes da cidade e, quando estava começando neste domingo, encerraram a jornada de comemoração com o canto do Hino de Bayamo .

mem/raj/hb

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.