24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

No Equador voo humanitário com estudantes da Ucrânia

Ecuador-vuelo-humanitario

No Equador voo humanitário com estudantes da Ucrânia

Quito, 4 mar (Prensa Latina) Um voo humanitário de 248 pessoas, a maioria estudantes equatorianos que estavam cursando universidade na Ucrânia, chegou hoje ao aeroporto internacional Mariscal Sucre da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A aeronave fretada pelo governo nacional partiu no dia anterior em uma excursão que incluiu Budapeste (Hungria) e Varsóvia (Polônia), duas das cidades onde centenas de equatorianos chegaram por diferentes rotas em meio ao conflito existente entre Rússia e Ucrânia.

Os passageiros chegaram a esta capital num Airbus A330 da companhia aérea espanhola World2Fly e antes de se reencontrarem com familiares, foram submetidos a check-ups de saúde na Cruz Vermelha e posteriormente a check-ups psicológicos.

Quem viajou com animais de estimação também esperou pelas avaliações pertinentes.

Uma vez conferidos os documentos pessoais, os viajantes chegavam às mesas de imigração, onde não era considerada obrigatória a entrada com exames de PCR ou carteira de vacinação e eram finalmente transferidos para a área onde seus familiares os aguardavam.

Em declarações à imprensa, vários dos estudantes comentaram as suas experiências em território ucraniano e durante a sua partida para países limítrofes.

Também expressaram sentimentos contraditórios, pois apesar de felizes pela reunião familiar, concordaram que tiveram que sair inesperadamente, deixaram a maior parte de suas coisas e interromperam os estudos.

O Ministério das Relações Exteriores é o órgão responsável por toda a logística do retorno, com a ajuda de outras instituições estatais.

Perto da meia-noite, hora local, está prevista a chegada de um segundo voo humanitário para o regresso dos jovens que não puderam embarcar no primeiro avião, que tem capacidade para 350 passageiros, mas só viajaram com 248 devido a alterações operacionais.

Conforme noticiado, outros nove equatorianos poderiam fazer parte de um voo humanitário gerenciado pelo México e estão naquele país centro-americano aguardando os passos para sua transferência para esta nação andina.

Mais de 700 jovens estão cursando o ensino superior na Ucrânia, onde a Rússia lançou uma operação militar desde 24 de fevereiro a pedido de autoridades das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk para repelir a agressão de Kiev.

acl/scm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.