24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Especialistas russos deixaram Centro Espacial da Guiana

Especialistas russos deixaram Centro Espacial da Guiana

Moscou, 3 mar (Prensa Latina) A Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) informou hoje que seus últimos 56 especialistas que permaneceram no Centro de Lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, partiram para o país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No dia anterior, um grupo formado por 29 especialistas em lançamentos e foguetes retornou a Moscou daquela região, na costa nordeste da América do Sul, informou a agência de notícias TASS.

Nos últimos dias, o diretor-geral da Roscosmos, Dmitri Rogozin, afirmou que devido às sanções da União Europeia (UE), a estatal suspendeu a cooperação com parceiros do bloco comunitário.

A decisão afetará a organização dos lançamentos do espaçoporto de Kourou. A Rússia disse ainda que estava retirando sua equipe técnica, incluindo a equipe de lançamento combinada.

A UE impôs severas restrições setoriais financeiras e tecnológicas a 64 entidades russas importantes, incluindo o foguete Progress e o centro espacial, sobre a operação militar de Moscou na Ucrânia.

As medidas punitivas limitam o acesso dessas empresas e organizações ao mercado de capitais e serviços financeiros, e proíbem assistência técnica e comércio com elas de produtos e tecnologias militares ou de dupla utilização.

Além disso, proíbe o acesso a tecnologias e equipamentos para extração de petróleo em latitudes polares e em alto mar, além de uma longa lista de produtos de alta tecnologia, em especial sistemas de comunicação, eletrônicos, semicondutores e componentes aeronáuticos e espaciais.

As sanções dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão e países da União Europeia visam setores-chave do comércio, finanças, energia, exportações e aviação.

Eles se estendem ao presidente Vladimir Putin e ao ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, preveem a desconexão de alguns bancos do sistema Swift, o fechamento do espaço aéreo para suas companhias aéreas e a paralisação das reservas internacionais do Banco Central da Rússia.

A Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para repelir a agressão de Kiev.

jf/mml / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.