21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e El Salvador trocam boas práticas em saúde

Cuba, El Salvador, intercambio, buenas prácticas, salud

Cuba e El Salvador trocam boas práticas em saúde

Havana, 3 Mar (Prensa Latina) Cuba presta assessoria a El Salvador sobre boas práticas em relação ao processo de eliminação da transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da sífilis, soube-se hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com um comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os dois países mantêm uma série de intercâmbios técnicos virtuais seguindo o interesse manifestado pelas autoridades sanitárias salvadorenhas em conhecer as experiências da ilha.

Em fevereiro passado, ocorreu a primeira dessas reuniões, onde também participaram membros do Programa Regional de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV gerenciados pela OPAS, informou a agência.

Segundo a fonte, em 2014 Cuba conseguiu reduzir a menos de 2% a transmissão vertical do HIV, enquanto a incidência de casos pediátricos de infecção por este vírus foi de 0,02 por mil nascidos vivos.

Da mesma forma, observou, a incidência de sífilis congênita foi de 0,05 por mil nascidos vivos.

Desta forma, destacou, em 2015 o país antilhano atingiu as metas estabelecidas para a certificação da eliminação da transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho.

Quase sete anos após esse marco, o país caribenho mantém as metas, objetivos do programa e condições que permitiram ser o primeiro no mundo a atingir essa meta, segundo o comunicado.

A atividade contou com a participação de mais de vinte especialistas vinculados ao referido programa e relacionados com serviços de pré-natal e parto, tratamento da infecção pelo HIV e sífilis em gestantes, seus bebês e parceiros sexuais, sistemas de vigilância, laboratório, mecanismos de garantia de qualidade, entre outros.

No acima exposto, a comunicação se aprofundou, destacou-se que a estratégia de prevenção e controle das IST e HIV/AIDS se destaca pelo seu caráter intersetorial e interdisciplinar, bem como pela participação de entidades governamentais, não governamentais e da sociedade civil.

Soma-se a isso, sublinhou, a vontade política e o fato de ter um sistema de saúde com acesso e cobertura universal.

car/ifs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.