23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba atualiza leis penais com ênfase na prevenção

Cuba atualiza leis penais com ênfase na prevenção

Havana, 3 de mar (Prensa Latina) Enquanto Cuba desenvolve uma intensa agenda legislativa para finalizar sua Constituição de 2019, espera-se a atualização do Código Penal com marcada vocação educativa e preventiva.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por: José Armando Fernández Salazar

Em fevereiro passado, o Supremo Tribunal Popular apresentou à Assembleia Nacional do Poder Popular o projeto desta lei e seu regulamento, que será submetido à apreciação dos deputados em abril, durante as sessões do órgão cubano.

A proposta vem substituir a norma vigente em Cuba desde 1987, que apesar de sucessivas alterações, precisa se adequar às transformações econômicas e sociais do país.

O novo Código, publicado em sites governamentais para receber opiniões da população, introduz mecanismos para processar crimes relacionados ao meio ambiente, corrupção e segurança cibernética, que antes não eram suficientemente desenvolvidos.

Entre os avanços mais significativos incluídos no tratado estão aqueles relacionados a crimes relacionados à discriminação e violência de gênero, como a inclusão da figura do assédio sexual e sua consequente classificação e punição.

O projeto de lei não só confronta com maior veemência as manifestações de violência de gênero e familiar, como as apresenta como agravantes frente a outros tipos de atos.

O projeto de Código também prioriza o tratamento dos menores de 16 anos envolvidos em processos criminais, que só serão responsabilizados se os atos praticados contiverem alto grau de dano social.

Além disso, aqueles que usam crianças para cometer crimes enfrentará sanções agravadas.

Além das contravenções e detalhes legais, o projeto de norma traz novidades com o objetivo de inserir socialmente o sancionado, capacitá-lo em uma profissão ou ofício e incutir o respeito ao ordenamento jurídico.

Nesse sentido, ampliam-se os direitos e garantias das pessoas definidos na atual Carta Magna, descriminalizam-se determinados crimes e incorporam-se sanções que não impliquem internação, com a finalidade de reforçar seu caráter educativo.

Com esse propósito, amplia-se o acesso a variantes alternativas de prisão, como as de Serviço Comunitário e Reclusão Domiciliar, entre outras.

Desta forma, a reforma penal proposta é compatível com as disposições de mais de vinte tratados e convenções internacionais dos quais Cuba é signatária.

Entre eles estão a Convenção sobre os Direitos da Criança, das Pessoas com Deficiência, sobre os Direitos do Mar, a proibição do crime cibernético e as Regras Mínimas das Nações Unidas sobre medidas não privativas de liberdade.

O processo de desenvolvimento do projeto do Código Penal em Cuba e seus regulamentos estão incluídos nas ações empreendidas pelo governo cubano para fortalecer o quadro institucional sob a Constituição em vigor desde 2019.

Durante o ano passado, apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Parlamento aprovou as leis dos Tribunais de Justiça, Processo Administrativo, Processo Penal, Código de Processo, Tribunais Militares e Processo Penal Militar.

De acordo com o cronograma legislativo aprovado em dezembro de 2021, a intensa atividade legislativa em matéria de direito continuará este ano com o Código Penal, seus regulamentos e uma norma que será desenvolvida pela primeira vez em Cuba, a Proteção dos Direitos Constitucionais.

jf/jfs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.