25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A América do Norte não pode crescer sem migrantes, diz López Obrador

a-america-do-norte-nao-pode-crescer-sem-migrantes-diz-lopez-obrador

A América do Norte não pode crescer sem migrantes, diz López Obrador

Cidade do México, 2 mar (Prensa Latina) A América do Norte não crescerá e será impossível para a região ser competitiva sem a força de trabalho proporcionada pela migração, insistiu hoje o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, o presidente disse que uma política migratória que impeça os latino-americanos de trabalhar de forma ordenada é contraditória, de modo que este fluxo migratório não deve continuar sendo interrompido ou tornado ilegal quando for necessário e não crescerá sem eles.

Foi dito que automação, robótica e novas tecnologias iriam deslocar a força de trabalho, mas este não foi o caso, e esperamos que nos Estados Unidos haja apoio dos legisladores democratas e republicanos sobre a questão da imigração, e nós os informaremos quais deles apoiam ou rejeitam nossos compatriotas”, disse ele.

Diremos, disse ele, que somos a favor da xenofobia, do racismo e da discriminação nos Estados Unidos, e eu disse que já existem muitos mexicano-americanos nos Estados Unidos, 38 milhões; não é possível que eles sejam a favor dos partidos que os rejeitam, e está na hora de esclarecer o assunto.

O presidente fez esta reflexão ao comentar a mensagem de ontem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de quem disse estar muito interessado no que disse sobre controle de armas e também em sua nova abordagem da política de imigração, com uma reforma para regularizar a situação dos migrantes mexicanos naquele país.

Ele anunciou que o embaixador estadunidense no México participaria de uma reunião na fronteira sul com a Guatemala, na cidade de Tapachula, dentro de 10 a 12 dias, para discutir questões migratórias, e para este fim o recebeu ontem no Palácio Nacional.

Em resposta a uma pergunta sobre o curso de um protesto contra a interferência dos EUA no México, López Obrador insistiu em mantê-lo porque o governo em Washington está alocando dinheiro para uma suposta organização civil (mexicanos contra a corrupção) que não é uma, e seu único propósito é nos atacar e nos combater com mentiras, com uma guerra suja, e nós não aceitamos isso, disse ele.

Ele disse que esta política dos EUA é anacrônica e ofensiva para qualquer país e governo “porque não alocamos dinheiro para apoiar republicanos ou democratas nos Estados Unidos, isso é contrário ao direito internacional, e estas são coisas que não deveriam mais existir”.

Desta forma, disse ele, os Estados Unidos se tornam cúmplices daqueles que querem manter um regime de corrupção no México, do qual eles se beneficiaram, e o que eles querem é que esta mesma política de pilhagem retorne.

Em outra parte de sua apresentação ele anunciou que um primeiro grupo de mexicanos já havia deixado a Ucrânia, eles estão na fronteira com a Romênia aonde chegaram em ônibus, o programa para sua transferência está sendo elaborado, e o Ministro das Relações Exteriores Marcelo Ebrard apresentará um relatório.

mgt/lma/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.