25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba aumenta o acesso à água potável e saneamento

Cuba, agua, potable, acceso, aumento

Cuba aumenta o acesso à água potável e saneamento

Havana, 1º de março (Prensa Latina) Cuba aumentou o acesso à água potável e aos sistemas de gestão de resíduos, apesar das restrições econômicas devido à Covid-19 e ao bloqueio dos EUA, informou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em 2021, 105 mil 252 habitantes foram ligados às redes de aquedutos e os investimentos devem beneficiar este ano um número um pouco maior, apurou-se na reunião de balanço do Instituto de Recursos Hidráulicos, noticiado pelo jornal Granma.

A entidade vai priorizar na sua gestão o projeto de transferência Leste-Oeste, no leste do país com a conclusão da segunda etapa da barragem de Levisa e início da terceira, além de irrigar 60 hectares de arroz, dez de vários lavouras e mais de mil e duzentas canas. Dado o impacto da seca nos espelhos d’água da ilha, o Instituto planeja recuperar a capacidade do reservatório de cerca de 27 hectômetros cúbicos das barragens de Gramal, Minas, Cidra, Las Nieves e Los Indios, além de intervir em 259 bairros vulneráveis que recebem água potável por meio de sistemas alternativos.

A vice-primeira-ministra Inés María Chapman destacou que, para atingir esses objetivos, o Instituto deve priorizar estratégias voltadas à substituição de importações e buscar soluções baseadas em ciência, tecnologia e inovação.

Segundo dados oficiais do total da população cubana, 77,4 porcento recebem água por meio de sistemas de aquedutos, e a aspiração é elevar esse número para 87 porcento em nove anos.

Cerca de 60 porcento do saneamento nacional é gerido com segurança, 54 porcento nas zonas urbanas e 76 porcento nas zonas rurais, através de infraestruturas que permitem o esvaziamento, tratamento e eliminação adequados.

A Constituição cubana, em vigor desde 2019, reconhece o acesso à água e ao saneamento como um direito, enquanto a Lei de Águas Terrestres de 2017 ordena sua gestão integrada e sustentável como uma questão estratégica para o país.

mem/jfs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.