27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Código da Família um reflexo da Cuba de hoje

Cuba, código, familias, criterios

Código da Família um reflexo da Cuba de hoje

Ciego de Ávila, Cuba, 28 de fev (Prensa Latina) O projeto de lei do Código de Família hoje em consulta popular em toda Cuba é uma proposta de acordo com a realidade atual do país, disse um especialista no assunto nesta província central.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A vice-presidente do Conselho Eleitoral de Ciego de Ávila, Marlene Báez, destacou que não foram criadas situações para a elaboração do código, mas que se baseou no contexto existente na Ilha devido à evolução histórica e constitui uma proposta que reflete a vida social cubana.

Nesse sentido, destacou que as crianças, quando atingem uma certa idade, definem seus gostos, sejam de roupas ou de alimentos, e vão adquirindo responsabilidade por determinados atos a partir de sua maturidade psicológica, direito reconhecido pelo novo documento.

Isso não tira a autoridade dos pais, nem os exclui da responsabilidade de proteger, cuidar, educar e garantir as condições para que a criança cresça com saúde e bem-estar, aspecto altamente manipulado e distorcido nas redes sociais por pessoas mal intencionadas, que procuram desacreditar o texto, sublinhou.

A relação entre pais e filhos está inserida no conceito de responsabilidade parental, uma das novidades do novo código que elimina o prazo da autoridade parental, acrescentou o especialista.

É um documento muito abrangente porque reflete as principais situações das famílias cubanas, como a união de pessoas ligadas por laços afetivos e sentimentais, a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, o casamento, a ordem dos sobrenomes, a gestação solidária e a proteção dos mais vulneráveis, disse ele.

Ele afirmou que por ter um conteúdo denso e altamente técnico, é preciso estudá-lo com atenção e, se possível, procurar um especialista no assunto para esclarecer dúvidas, e não confundir ou deturpar sua essência, como às vezes acontece.

Atualmente, a província está a preparar condições para o debate com estudantes pré-universitários, ensino técnico secundário e universidades, pois são os jovens que melhor defendem cada tipo de família e serão os mais beneficiados no presente e nas fases futuras de suas vidas, disse ele.

mem/nmt/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.