11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Montanha sagrada da Coreia

Montanha sagrada da Coreia

Pyongyang, 27 fev (Prensa Latina) Paektu, a maior elevação da península coreana, a 2.744 metros acima do nível do mar, está localizada na fronteira da China com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por estar localizado entre essas duas nações asiáticas, seu nome é Chanbai-shan (Grande Montanha Branca) em chinês e Paektusan (Montanha de cabeça branca) em coreano.

Esta montanha é um estratovulcão cujo cone é truncado por uma grande caldeira de cinco quilômetros de largura e 850 metros de profundidade, parcialmente ocupada pelas águas do Lago Tianchi (do céu).

Essa massa de água surgida após a última erupção do vulcão, em 1903, tem circunferência de 12 a 14 quilômetros e profundidade média e máxima de 213 e 384 metros, respectivamente.

Normalmente, de meados de outubro a meados de junho, fica coberto de gelo.

A seção central da montanha sobe cerca de três milímetros a cada ano devido ao aumento dos níveis de magma abaixo dessa parte, e 16 picos excedem 2.500 metros de altura na crista da caldeira.

A água flui do lago para o norte, e próximo à saída há uma cachoeira de 70 metros de altura.

Os rios Songhua, Tumen e Yalu nascem na montanha. Esses dois últimos formam a tríplice fronteira entre a RPDC, Rússia e China.

A flora e a fauna são muito ricas na região, cinco espécies vegetais são identificadas no Lago Tianchi e cerca de 186 em suas margens. Na parte chinesa da elevação, a floresta é muito antiga e quase não foi perturbada ou usada em excesso pelos humanos.

Ali predominam bétulas e pinheiros, misturados com outras espécies. Enquanto isso, o lado coreano sofreu exploração prolongada.

A área é um habitat conhecido para tigres, leopardos de Amur, lobos e ursos selvagens. Além disso, nas partes altas está o veado siberiano. À medida que os pássaros aparecem o galo silvestre, as corujas e os pica-paus.

Coreanos e manchus consideram Paektu o local de sua origem ancestral, e foi o local de nascimento de Dangun, o fundador de Gojoseon, o primeiro reino coreano (2333 aC a 188 dC).

Mais recentemente, a história registra que Kim Jong Il, líder da RPDC, nasceu em um acampamento secreto criado por seu pai, Kim Il Sung, nas encostas daquela montanha, em 1942, durante a luta contra a ocupação japonesa.

A importância da referida elevação é tal que, em 2018, os líderes das duas nações da península, Moon Jae In (do estado do sul) e Kim Jong Un (da RPDC) a escalaram como sinal de reaproximação entre os dois países.

(Retirado de Orbe) / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.