19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Delegação russa na Bielorrússia esperando o ucraniano

Delegação russa na Bielorrússia esperando o ucraniano

Moscou, 27 fev (Prensa Latina) O porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, informou hoje que a representação do Kremlin chegou à Bielorrússia para manter conversas com seu homólogo em Kiev com o objetivo de encerrar os confrontos na Ucrânia.

Explicou que as negociações decorrerão na cidade de Gomel, no sudeste do país, e a delegação é composta por altos funcionários dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e outros departamentos, incluindo a Administração Presidencial.

No entanto, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, afirmou neste domingo em seu canal Telegram que as conversas com a Rússia podem ocorrer em outras cidades, mas não na Bielorrússia.

“Se não houvesse ações agressivas de seus territórios, poderíamos conversar em Minsk”, declarou o chefe de Estado ucraniano. “Queremos nos encontrar, queremos acabar com a guerra. Varsóvia, Budapeste, Istambul, Baku, todos nós oferecemos ao lado russo, e qualquer outra cidade nos convém”, disse o presidente ucraniano.

Em 25 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin aceitou a proposta de Zelensky de estabelecer um diálogo para alcançar a paz entre as partes e propôs que as conversas ocorram em Minsk em nível ministerial, o que foi aprovado por Kiev.

Tanto que naquele dia, à tarde, Moscou ordenou que parasse o avanço das tropas diante da possibilidade de diálogo em que pudesse discutir o cessar-fogo e a neutralidade da Ucrânia, juntamente com um pacote de garantias de segurança, segundo o conselheiro do presidente ucraniano, Mikhail Podolak.

Por sua parte, o presidente bielorrusso Alexandr Lukashenko declarou em 26 de fevereiro que Minsk está pronta para fornecer uma plataforma e garantir que as negociações ocorram.

Nesse mesmo dia, Zelensky anunciou que os presidentes da Turquia e do Azerbaijão, Recep Tayyip Erdogan e Ilham Aliyev, também se propuseram a organizar conversas sobre o assunto e rejeitaram os termos da reunião em Minsk, o que fez com que os confrontos fossem retomados.

A operação militar especial da Rússia para “desmilitarizar e desnazificar” a Ucrânia, como disse o presidente Vladimir Putin, está em andamento desde 24 de fevereiro.

mem/mml/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES