23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Convocam em Cuba twitaço mundial contra bases militares estrangeiras

Cuba, tuitazo, bases, militares

Convocam em Cuba twitaço mundial contra bases militares estrangeiras

Havana, 23 fev (Prensa Latina) Um twitaço mundial liderará hoje em Cuba o dia de atividades do Dia Internacional de Luta contra as bases militares estrangeiras dos Estados Unidos e da OTAN, quatro anos após a data ter sido instituída em Dublin, na Irlanda.

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) informou que a iniciativa ocorrerá às 09h00, horário local, em resposta ao chamado do Conselho Mundial de Paz, para realizar ações de rejeição à existência destes enclaves em solo estrangeiro.

Entre os principais hashtags para twitaço estão #DevuelvanGuantanamoYa, #ReturnGuantanamotoCubaNow, #Cuba e #CubaVive, a declaração do ICAP enfatizou, e lembrou a designação da data durante a primeira Conferência Internacional contra as Bases Militares dos EUA e da OTAN, em 2018.

A instituição também destacou a escolha deste dia porque coincide com a assinatura do acordo que oficializou, em 23 de fevereiro de 1903, a base naval americana ilegal no solo oriental de Guantánamo, a primeira a ser instalada pelo governo da nação do norte fora de suas fronteiras.

119 anos após este evento, houve muitas expressões de rejeição por parte de especialistas, cidadãos e organizações internacionais, devido às violações dos direitos humanos ali ocorridas, bem como exigências para a devolução do território.

Quanto ao seu uso, o comunicado do ICAP adverte que constitui uma ameaça permanente à paz, soberania e autodeterminação dos povos, e um apoio a partir do qual são promovidos atos de assédio e agressão contra aqueles governos que não se curvam às exigências das administrações dos EUA.

Recentemente, Thomas B Wilner, um dos juristas mais prestigiados daquele país e porta-voz de um grupo de advogados americanos representando prisioneiros detidos ilegalmente na base de Guantánamo, declarou à Prensa Latina que aquela nação viola sua própria lei quando afirma que a prisão com presos, na maioria das vezes sem acusações criminais.

Atualmente, os Estados Unidos possuem mais de 800 instalações desse tipo em mais de 100 países em todo o mundo, 76 dos quais permanecem na região da América Latina.

rgh/lrg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES