28 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Israel tem como alvo locais sagrados cristãos na Jerusalém Oriental

Israel tem como alvo locais sagrados cristãos na Jerusalém Oriental

Tel Aviv, 20 fev (Prensa Latina) Israel estuda a expansão de um parque nacional em terras pertencentes à igreja e locais sagrados cristãos na Jerusalém Oriental, projeto que hoje enfrenta oposição dos líderes dessa religião na cidade.

O jornal Times of Israel destacou a “feroz oposição dos líderes cristãos” à medida, em meio a fortes tensões com os palestinos devido à contínua colonização judaica da área, que a comunidade internacional considera ocupada por Tel Aviv desde 1967.

O plano 101-674788 expandiria os limites do Parque Nacional dos Muros de Jerusalém para incluir uma grande parte do Monte das Oliveiras, juntamente com porções adicionais dos vales de Kidron e Ben Hinnom.

A iniciativa será apresentada ao Comitê Local de Planificação e Construção do município de Jerusalém para aprovação preliminar no próximo dia 2 de março.

O jornal destacou que o projeto avança em meio a fortes tensões entre o governo israelense e diversas igrejas cristãs.

Os opositores da iniciativa também destacam as ligações do órgão estatal que promove o plano com grupos nacionalistas que tentam expandir a presença judaica em Jerusalém Oriental, incluindo o bairro palestino de Sheikh Jarrah, destacou a publicação.

Nesse sentido, ele destacou que grupos de direitos humanos acreditam que a expansão planejada do parque faz parte de uma estratégia mais ampla para cercar a Cidade Velha de Jerusalém.

Na semana passada, o patriarca ortodoxo grego de Jerusalém Teófilo III; o guardião da Igreja Católica da Terra Santa, Francesco Patton, e o patriarca armênio de Jerusalém, Nurhan Manoogian, instaram o governo a agir.

“Embora o plano seja apresentado oficialmente pela Autoridade de Parques e Natureza de Israel, ele foi levantado e promovido por entidades cujo único objetivo aparente é confiscar e nacionalizar um dos lugares mais sagrados para o cristianismo e alterar sua natureza”, escreveram os religiosos em carta ao Executivo.

Sob o pretexto de proteger os espaços verdes, essa proposta parece servir a uma agenda ideológica que nega o status e os direitos dos cristãos em Jerusalém, alertaram.

Os líderes religiosos também enviaram a carta aos cônsules gerais em Jerusalém da França, Turquia, Itália, Grécia, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Suécia, na tentativa de angariar apoio internacional.

car/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES