27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile inicia nova exploração de lítio no sul do Atacama

Chile, Acatama, litio

Chile inicia nova exploração de lítio no sul do Atacama

Santiago do Chile, 17 Fev (Prensa Latina) O Chile iniciará hoje novos trabalhos de exploração de lítio na salina de Maricunga, cerca de 670 quilômetros ao sul desta capital, informou em comunicado a National Copper Corporation (Codelco).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A empresa realizará essas primeiras tarefas na região desértica do Atacama, a um custo de 15 milhões de dólares, para determinar se a exploração do mineral é viável ali, segundo a nota.

O início da prospecção em uma área próxima ao passo de São Francisco, na fronteira com a Argentina, continuará com a autorização de acesso ao território, enquanto a perfuração começará em março e terá duração de 10 meses.

“De acordo com os resultados nas concentrações de lítio dissolvido nas salmouras – acrescenta o texto – a empresa definirá se é ambiental e economicamente viável continuar as etapas seguintes do projeto”.

A avaliação foi confiada pelo Governo à Codelco e ao Ministério das Minas, de acordo com a Política Nacional de Lítio e Governação de Salinas, implementada em 2016.

Essa estratégia instrui a exploração do metal “através de parcerias público-privadas, considerando o respeito e cuidado com os eixos social, econômico e ambiental”, diz o comunicado.

A concepção do projeto e a elaboração de sua Declaração de Impacto Ambiental tiveram início em 2018 e obtiveram em novembro de 2020 a chamada Resolução de Qualificação Ambiental.

A exploração do lítio nos territórios estéreis do Atacama desencadeia uma disputa entre seus habitantes e as entidades a ele dedicadas, devido às grandes quantidades de água que sua extração requer.

A salina do Atacama, que se estende por mais de três mil quilômetros quadrados no deserto mais seco do planeta, é a principal fonte local desse mineral, usado para baterias de celulares, laptops e carros elétricos.

O Chile possui uma das maiores reservas mundiais de lítio, mineral com status legal semelhante ao dos hidrocarbonetos.

mgt/apb/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.