26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Universidade Indígena da Nicarágua começará no próximo março

Nicaragua, universidad, indígena

Universidade Indígena da Nicarágua começará no próximo março

Manágua, 13 fev (Prensa Latina) O programa acadêmico da primeira Universidade Indígena de Agricultura e Pecuária, com estudantes dos povos indígenas da costa sul caribenha da Nicarágua, começará em março próximo, confirmaram hoje as autoridades dessa instituição.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o reitor do centro de ensino superior, Alberto Sediles, os alunos ingressarão na carreira de Técnico Superior Agrícola e terão aulas de duas semanas a cada 45 dias, como parte de um dos projetos da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN). governo para erradicar a pobreza.

Projetada no coração dos territórios ancestrais em Tiktikkaanu, ao norte de Bluefields, a entidade de ensino superior terá entre seus alunos uma representação das diferentes etnias: 10 crioulos, igual número de misquitos e mestiços, sete ulwas, três garífunas e 20 galhos.

De acordo com informações divulgadas pelo Conselho Nacional de Universidades e pela Universidade Nacional Agrária, esta nova iniciativa responde à vontade do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo, voltada para a alfabetização e formação das comunidades daquela área do país.

O espaço de formação, construído com materiais locais como madeira, palmeira e bambu para evitar a intempérie do salitre do mar, receberá os jovens durante encontros mensais em Tiktikkaanu, com planos de estudos acadêmicos elaborados, entre outros, pelos professores Ramona Rodríguez e Alberto Sediles.

As autoridades afirmaram que o objetivo deste projeto educativo é o desenvolvimento econômico da região, desde o cultivo de artigos significativos como o coco, amêndoa e chocolate, a produção de óleo e cacau e a promoção de outras atividades como a pecuária.

A universidade do campo é um dos programas emblemáticos desde 2012, com cerca de 10 carreiras, entre desenvolvimento rural sustentável, agroecologia e economia rural, além de outros planos como a Campanha Nacional de Alfabetização de Adultos com o método cubano Yo Sí may l .

mem/dgh/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.