27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expectativas crescem por diálogo EUA-Rússia

Expectativas crescem por diálogo EUA-Rússia

Expectativas crescem por diálogo EUA-Rússia

Washington, 12 fev (Prensa Latina) O diálogo a ser realizado hoje entre o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, está despertando expectativas em um momento em que porta-vozes da Casa Branca anunciam uma invasão russa na Ucrânia. Semanas de declarações dos porta-vozes da administração Biden, sem evidências, de que Moscou já tinha a decisão de invadir seus vizinhos, reuniões diplomáticas e conversas sem resultados, levaram a este novo diálogo entre os dois presidentes, que não têm estado em contato desde dezembro passado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os principais conselheiros de Biden, incluindo Jake Sullivan, que está a cargo do Conselho de Segurança Nacional, disseram que um ataque poderia ocorrer antes de 20 de fevereiro, apesar das garantias do Kremlin de que as manobras em seu território são um exercício soberano.

A reunião telefônica de hoje acontecerá por iniciativa dos EUA, o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov foi citado como tendo dito pelo portal Russia Today, e vem depois de semanas de uma campanha de mídia firme e bem planejada para criar um sentimento anti-russo entre os estadunidenses, dizem os especialistas.

Nos últimos dias, a Casa Branca e os chefes diplomáticos conclamaram os cidadãos americanos a deixar a Ucrânia, enquanto enviavam forças de reforço para os países europeus diante da ameaça infundada de agressão.

“As coisas podem acelerar rapidamente”, disse ele à rede de televisão NBC no dia anterior, coincidindo com uma reunião virtual entre os líderes das principais potências da OTAN para avaliar o risco de uma possível invasão russa da Ucrânia.

Nas últimas horas, Sullivan continuou com declarações alarmistas indicando que a ação militar russa poderia ocorrer mesmo antes do fim dos Jogos Olímpicos, e antecipou que uma ofensiva poderia começar com “bombardeios aéreos e ataques de mísseis”.

No entanto, os governantes participantes da reunião virtual reiteraram sua disponibilidade para continuar o diálogo com Moscou.

Enquanto isso, alguns especialistas questionam se o Presidente Biden e seus assessores estão sendo excessivamente alarmistas devido a falhas estratégicas e de inteligência do passado em lugares como a Ucrânia e, mais recentemente, o Afeganistão, e duvidam sobre a veracidade dos relatórios de apoio à campanha contra a Rússia.

mem/lb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.