27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba continuará apostando na qualidade da educação, diz ministro

Cuba continuará apostando na qualidade da educação, diz ministro

Havana, 11 fev (Prensa Latina) Cuba continuará apostando na qualidade do ensino superior, disse o ministro do setor, José Ramón Saborido, ao analisar os resultados do Congresso Universitário Internacional 2022, que aqui se conclui hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministro salientou que o evento foi marcado pela discussão das questões mais prementes do ensino geral e superior, que têm impacto na melhoria dos sistemas educativos.

O aumento da participação de países europeus como Bulgária, Roménia e Hungria, e a presença de cerca de 200 delegados de 35 nações destacam num evento que a pandemia de Covid-19 condicionou a sua realização nas modalidades presenciais e virtuais.

A ilha caribenha recebeu representantes de agências e organizações internacionais, reitores e ministros, acadêmicos, especialistas e estudantes.

Todos, segundo os organizadores, unidos pelo interesse e resultados concretos de pesquisas, a fim de estreitar laços e trocar boas práticas em educação.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recebeu várias das delegações estrangeiras -reconheceu o ministro- e isso é um sinal da vontade do país de continuar desenvolvendo um setor que é reconhecido mundialmente por sua qualidade.

O acesso ao ensino superior para todos, a aplicação da ciência ao desenvolvimento da nação, a igualdade, a justiça social, o cumprimento da agenda 2030, a formação de profissionais e o vínculo universidade-empresa estiveram em pauta desde o início do encontro. segunda-feira.

Foram dois anos de luta árdua pelo desafio colocado pela pandemia e que fez com que as universidades se envolvessem nessa luta, o que levou ao aumento da virtualidade, desafio para o qual o país criou condições e infraestruturas, disse Saborido.

Acrescentou ainda que as instituições de ensino superior têm uma elevada responsabilidade na implementação e andamento dos macro programas, programas e projetos de desenvolvimento.

“Cada vez mais os jovens estão ligados aos planos de ciência e inovação. Atualmente, está sendo feito um trabalho para aumentar o espírito inovador nos alunos, mas isso só terá impacto se quando este aluno se formar, se juntar a uma entidade que promove a inovação, ” ele disse.

A Universidade 2022 termina hoje com a palestra Desafios à universidade em tempos de transição da pandemia para o mundo pós-pandemia, do intelectual e frei dominicano brasileiro Frei Betto.

acl/lrg/mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.