17 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra o Dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência

Cuba celebra o Dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência

Havana, 11 fev (Prensa Latina) Autoridades e instituições cubanas comemoram hoje o Dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência com mensagens de gratidão e intercâmbio com pesquisadoras de diferentes áreas.

O presidente do país, Miguel Díaz-Canel, reconheceu “tantas mulheres cubanas que se dedicaram e continuam dedicando horas de insônia para resolver problemas através da ciência”, ao mesmo tempo em que enfatizou que 53% dos trabalhadores deste setor são atualmente mulheres.

Entretanto, “ainda temos um longo caminho a percorrer para tornar visível seu papel”, salientou o presidente, via Twitter, na data estabelecida pelas Nações Unidas em 2016, com o objetivo de contribuir para a realização de uma maior participação e destaque das mulheres no trabalho de pesquisa e inspirar as meninas.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Alba Rosa Pérez, parabenizou todas as mulheres cubanas que trabalham no setor, “pesquisar, construir, inovar e transformar”, ao mesmo tempo em que transmitia seu respeito e reconhecimento às mulheres por suas contribuições para que “Cuba viva”, ela observou.

O Instituto de Cibernética, Matemática e Física da capital, juntamente com a Sociedade Cubana de Física, a Academia de Ciências e a Universidade de Havana estão organizando um painel virtual onde mulheres proeminentes ligadas ao campo contam suas histórias.

Outras organizações em todo o país organizam debates ou intercâmbios para discutir as satisfações, desafios, desafios e vicissitudes de ser uma mulher cientista nas condições atuais, tanto em Cuba como internacionalmente.

Quando o mundo marca o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência com um chamado para reduzir a diferença de gênero, para a equidade e inclusão, Cuba apresenta indicadores favoráveis, tais como o fato de que 53% de todos os acadêmicos (mais de 86.000) são mulheres.

A representação da Organização das Nações Unidas em Havana lembrou que as mulheres constituem apenas 28% dos engenheiros do mundo, 33% dos que fazem pesquisa e 40% dos que se formam em ciência da computação.

mem/znc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES