27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia destaca a maior área marítima protegida do mundo

Colômbia destaca a maior área marítima protegida do mundo

Paris, 11 fev (Prensa Latina) Na Cúpula One Ocean, realizada hoje na França, o presidente colombiano Iván Duque destacou a criação, juntamente com o Equador, Costa Rica e Panamá, da maior área marítima protegida do mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta ação surgiu como resultado de um acordo assinado no contexto da COP26 e “hoje estamos trabalhando como uma equipe, compartilhando conhecimentos e políticas para atingir este propósito comum”, disse o presidente.

Durante seu discurso, ele reafirmou o compromisso de seu governo de alcançar até 2022, oito anos antes do previsto, a proteção de 30% das áreas marinhas e, por sua vez, das áreas terrestres, salvaguardando ao mesmo tempo as espécies destes ecossistemas.

Os recifes de coral devem ser protegidos porque estão sendo ameaçados por práticas de arrasto, o equivalente ao desmatamento marítimo, destruindo ecossistemas de coral, o centro da vida de 40% das espécies, enfatizou Duque.

Na reunião em Brest, ele também destacou o programa para restaurar um milhão de corais e estratégias para reduzir o uso de plásticos desnecessários e incentivar a pesca sustentável.

Junto com seu ministro do meio ambiente, Carlos Eduardo Correa, Duque anunciou que a Colômbia está se unindo ao Compromisso Global com a Nova Estratégia de Economia do Plástico.

Além disso, Duque enfatizou a proibição de qualquer pesca do tubarão em áreas marítimas do território.

Além disso, o presidente apresentou o dossiê à Unesco para que a Baía de Tribugá fosse reconhecida como Patrimônio Mundial da Biosfera.

O Golfo de Tribugá é uma das regiões mais biodiversas do mundo, lar de numerosas espécies animais, e esta parte do Oceano Pacífico é um corredor marinho vital para espécies ameaçadas de extinção, e suas características geográficas incluem a baía do mesmo nome, a mais profunda do continente americano e a segunda mais profunda da Terra.

Na maior parte da área protegida de Tribugá existem também três reservas indígenas da etnia Embera, e em sua área de influência estão as comunidades negras de Bahía Solano e Nuquí, que vivem da agricultura e da pesca artesanal.

“Com uma agenda tão importante para proteger os oceanos, a Colômbia veio para se juntar a este valioso esforço do Presidente (Emmanuel) Macron”, disse o Presidente.

O evento One Ocean, cujo lema é “Uma cúpula de compromissos para um oceano mais sustentável”, é uma iniciativa do governo francês, como parte de sua presidência do Conselho da União Europeia, que visa promover uma dinâmica de ações determinadas antes dos vários encontros internacionais sobre os oceanos que acontecerão no primeiro semestre de 2022.

Em particular, antes da Cúpula das Nações Unidas para a Implementação da SDG 14 sobre os oceanos, que acontecerá em Lisboa em junho.

mem/otf/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.