27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Subemprego e trabalhadores desencorajados encontrados no Uruguai

Pit-Cnt

Subemprego e trabalhadores desencorajados encontrados no Uruguai

Montevidéu, 10 de fev (Prensa Latina) A central sindical uruguaia Pit-Cnt relatou hoje o subemprego e desencorajou os trabalhadores que deixaram o mercado de trabalho ao qual precisam retornar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O economista e pesquisador Alejandro Picco, do acadêmico Instituto Cuesta Duarte, do movimento sindical, delineou esse panorama ao avaliar o que considera números animadores para a recuperação de empregos.

Os dados oficiais publicados indicaram a recuperação de todos os empregos perdidos no quadro da pandemia de Covid-19, e o nível geral de desemprego voltou a sete por cento em 2019.

Mas o especialista destacou que persistem problemas de precariedade, ligados ao número de horas que as pessoas trabalham, que gostariam de um dia inteiro e o que conseguiram é por menos horas.

“Obviamente, tem um correlato em termos de renda e, também, porque durante a pandemia houve uma queda significativa na participação das pessoas na atividade laboral”.

Conforme verificado, pelo segundo ano consecutivo houve quedas de salários e rendimentos de aposentados e pensionistas abaixo da inflação e consequente perda de poder aquisitivo.

Picco explicou à mídia que menos uruguaios entraram no mercado de trabalho, provavelmente devido à falta de perspectivas de encontrá-lo, que são descritos como “trabalhadores desencorajados”.

Um estudo da instituição acadêmica a esse respeito, focado em segmentos da população, revelou que mulheres, jovens, negros e afrodescendentes encontram mais dificuldades para encontrar trabalho, predominantemente o subemprego precário.

O economista uruguaio, sem deixar de perceber sinais positivos, esclareceu que grande parte dos empregos gerados foi no setor agroexportador, com “teto” ou base conjuntural como os ligados à construção e projetos em fase de conclusão.

jf/hr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.