27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conclui-se o 90º aniversário do nascimento de Camilo Cienfuegos (+Fotos)

Conclui-se o 90º aniversário do nascimento de Camilo Cienfuegos

Conclui-se o 90º aniversário do nascimento de Camilo Cienfuegos (+Fotos)

Por Raul Garcia Álvarez
Sancti Spíritus, 6 fev (Prensa Latina) Com a inauguração de várias obras e o plantio de uma palmeira (árvore nacional), a homenagem aos 90 anos de nascimento do Comandante Camilo Cienfuegos (1932-1959) termina hoje nesta província cubana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As atividades foram realizadas no Complexo Histórico ao Senhor da Vanguarda -museu nacional, mausoléu e Praça da Revolução-, onde na véspera foi realizada uma noite cultural política com artistas do território, jovens, crianças e a Colmenita de Jarahueca.

O ato foi presidido por Deivy Pérez, membro do Comitê Central e Primeiro Secretário do Partido Comunista em Sancti Spíritus, a governadora Teresita Romero e Fernando León, vice-ministro da Cultura de Cuba.

Ao longo dos caminhos históricos onde estiveram presentes o Herói de Yaguajay e sua coluna invasora número dois, Antonio Maceo, de Jobo Rosado ao acampamento de Juan Francisco, ocorreram encontros entre combatentes, camponeses e estudantes.

Enquanto no resto do território foram realizadas várias atividades, conversas com trabalhadores e jovens sobre a vida e a obra revolucionária de Cienfuegos, que travou seu último combate vitorioso em Yaguajay acabando com a tirania de Fulgencio Batista.

Gerónimo Besánguiz, diretor do Complexo Histórico Camilo Cienfuegos, disse à Prensa Latina que o Comandante do chapéu de abas largas plantou o espírito de unidade entre rebeldes e cidadãos, seu amor se transformou em sorriso e a coragem fez dele um homem de lenda.

Nos moradores desta cidade, marca-se a chegada do comandante de sorriso largo, vindo da Sierra Maestra, por ordem de Fidel Castro, com o objetivo de estender a luta contra as forças da ditadura de Batista para o oeste da ilha.

A chegada dos invasores aqui marcou o nascimento da Frente Norte de Las Villas, liderada pelo Senhor da Vanguarda.

Sua figura lendária aumentou com o passar do tempo. Tinha muitas virtudes, entre elas a fidelidade à Pátria, à Revolução e a Fidel, contra quem não queria enfrentar nem na bola.

jha/rga/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.