19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba comemora Segunda Declaração de Havana

Cuba, II Declaració de La Habana, aniversario

Cuba comemora Segunda Declaração de Havana

Havana, 4 fev (Prensa Latina) Com eventos, galas culturais e palestras, Cuba comemora hoje o 60º aniversário da Segunda Declaração de Havana, considerada um documento definidor da Revolução em seus primeiros anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um painel com pesquisadores de destaque sobre a história e as relações entre Cuba e os Estados Unidos, organizado pelo Instituto Superior de Relações Internacionais, será um dos destaques do programa para comemorar o evento.

O evento histórico também será comemorado em outros cenários acadêmicos e centros educacionais, onde também será prestada homenagem a Fidel Castro, líder histórico da Revolução Cubana, que proclamou o documento que foi aprovado por um milhão de cubanos reunidos na Praça da Revolução José Martí.

A Declaração foi uma resposta à expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA) durante a reunião da OEA em Punta del Este, Uruguai, em 31 de janeiro daquele mesmo ano, devido à pressão de Washington, que estava tentando isolar a Revolução nascente.

O texto expressa a vontade inabalável de autodeterminação, de construir o socialismo e de defender a soberania, custe o que custar.

No dia anterior, em 3 de fevereiro de 1962, o Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy assinou a Ordem Executiva 3447, que formalizou o bloqueio contra a ilha, uma medida destinada a sufocar a Revolução e que ainda está em vigor, apesar da rejeição internacional.

acl/jfs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.