19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Preços dos combustíveis no Uruguai quebra promessa eleitoral

Preços dos combustíveis no Uruguai quebra promessa eleitoral

Montevidéu, 2 de fev (Prensa Latina) Os legisladores uruguaios acusaram a coalizão de direita no poder de mentir na campanha eleitoral com a promessa de baixar os preços dos combustíveis, quando o contrário está em vigor hoje.

Agora os uruguaios têm que pagar 1,70 dólares, 4,26 por cento a mais por um litro de Nafta Super, 1,30 por litro de diesel, um aumento de seis por cento, e também o quilo de supergás experimentou aumentos de tarifa.

O senador da Frente Ampla Alejandro Sánchez destacou que, respectivamente, significaram um aumento de 25, 33 e 18 por cento no ano passado, “enquanto o salário e as pensões sofreram perdas de seis por cento”.

Para o senador Mario Bergara, o governo descumpriu a prometida redução nos preços dos combustíveis e nem aplicou os critérios que projetava para fazê-lo na Lei de Consideração Urgente (LUC), em crítica compartilhada com o deputado Daniel Caggiani.

Nos quatro meses consecutivos anteriores, o Poder Executivo congelou os preços, abstendo-se de aplicar o mecanismo estabelecido para a sua fixação pela Unidade Reguladora dos Serviços de Energia e Águas.

A explicação oficial foi de lucros elevados na exportação de energia para o Brasil pela entidade estatal Administração Nacional do Álcool e Combustíveis Portland (Ancap)

Mas na Comissão para o referendo revogatório de 135 artigos da LUC advertiram que realmente consistia em adiar a aplicação de medidas impopulares até depois da consulta popular marcada para 27 de março.

Outro projeto questionado temporariamente engavetado refere-se à reforma da Previdência que deteriora a renda dos aposentados e abre portas para a privatização do sistema, segundo as próprias fontes críticas.

Enquanto o Instituto Nacional de Estatística acaba de informar que o salário real no Uruguai caiu 1,68% em 2021 e projeta que as pensões permanecerão abaixo do nível da inflação.

O deputado da Frente Amplio, Daniel Caggiani, disse que “com exceção dos salários, tudo está aumentando”

rgh/hr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES