4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam danos econômicos devido ao bloqueio israelense na Gaza

ISrael, gaza, bloqueo, daños, denuncia

Denunciam danos econômicos devido ao bloqueio israelense na Gaza

Ramallah, 1º de fevereiro (Prensa Latina) Mais de 1,5 milhão dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza vivem hoje na pobreza devido ao bloqueio que Israel implementou desde 2007 contra aquele enclave costeiro palestino, denunciou o Monitor Euromediterrânico de Direitos Humanos.

No seu relatório anual, aquela Organização Não Governamental documentou os efeitos da medida punitiva adotada por Tel Aviv sobre os habitantes daquele território, agravados pelos ataques militares sistemáticos, o mais recente dos quais ocorreu em maio de 2021.

Apesar da deterioração da situação humanitária na faixa e da sucessão de sete governos israelenses desde o início do cerco, a política de punição coletiva contra a população de Gaza se mantém, denunciou. Como exemplo, citou o aumento do desemprego, que passou de 23,6 porcento antes da imposição do bloqueio para 50,2 porcento no final do ano passado, enquanto a pobreza passou de 40 porcento para 69 porcento.

A economia do território está paralisada desde então após o encerramento quase total das passagens comerciais, sublinhou.

A esse respeito, ele enfatizou que a contribuição de Gaza para a economia palestina foi reduzida pela metade para apenas 18 porcento em 2021.

O relatório destacou que milhares de instalações econômicas, de serviço e de produção foram interrompidas, destruídas ou danificadas durante vários ataques militares israelenses nos últimos anos.

O setor da saúde é um dos mais afetados porque Tel Aviv impede ou limita a entrada de medicamentos e insumos médicos no enclave, criticou a ONG.

Perante esta situação, exortou a comunidade internacional a obrigar Israel, como potência ocupante, a respeitar os direitos dos habitantes de Gaza.

Um recente estudo conjunto do Monitor Euro-Mediterrâneo de Direitos Humanos e do Instituto de Água, Meio Ambiente e Saúde revelou que 97porcento do líquido consumido naquele território está contaminado.

Por sua vez, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha alertou que 80porcento da população deste enclave costeiro vive com apenas 10 horas de eletricidade por dia.

jha/rob/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES