27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU insiste na necessidade de diálogo inclusivo no Myanmar

ONU, Guterres, Myanmar, diálogo, inclusivo

ONU insiste na necessidade de diálogo inclusivo no Myanmar

Nações Unidas, 31 jan (Prensa Latina) O Secretário Geral da ONU, António Guterres, insistiu na necessidade de estabelecer um diálogo inclusivo no Myanmar para enfrentar os problemas e a crise humanitária que o país está passando atualmente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“É de vital importância que as Nações Unidas e seus parceiros continuem a cumprir suas obrigações no terreno”, disse ele em uma declaração.

Qualquer solução deve vir do envolvimento direto e da escuta atenta de todos aqueles afetados pela crise atual, e as vozes dessas pessoas devem ser ouvidas e amplificadas, disse Guterres na declaração emitida no dia anterior.

Amanhã será o primeiro aniversário do golpe militar no Myanmar, que resultou na prisão da conselheira de estado Aung San Suu Ky e na dissolução do governo civil, ele lembrou.

Neste contexto, Guterres expressou solidariedade com o povo do território e suas aspirações democráticas por uma sociedade inclusiva e a proteção de todas as comunidades, incluindo a minoria Rohingya.

As forças armadas e todas as partes interessadas devem respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, o povo do Myanmar precisa ver resultados concretos, sublinhou o diplomata português.

O Secretário-Geral delineou as múltiplas crises enfrentadas pelo país que levaram ao aumento da violência, violações dos direitos humanos, aumento da pobreza e a indiferença do regime militar ao agravamento das condições humanitárias.

Guterres sublinhou o compromisso de seu enviado especial, Noeleen Heyzer, com todas as partes interessadas para apoiar um novo processo liderado pelo próprio povo do Myanmar.

Ela continuará a defender ações urgentes, como o fortalecimento da cooperação entre a ONU e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) para atender às necessidades desesperadas do povo, disse ele. Heyzer também pediu um diálogo inclusivo para enfrentar a crise no Myanmar, que se agravou após um golpe de Estado há um ano, com confrontos nas ruas das cidades e confrontos armados entre tropas do governo e exércitos de minorias étnicas e milícias no interior do país.

Esse conflito tem causado discórdia dentro da Asean sobre como lidar com ele, com alguns membros do bloco querendo deixar a Asean de lado nas reuniões regionais e outros favorecendo a aproximação.

jf/erh/ifb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.