28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fórum regional sobre meio ambiente será concluído na Costa Rica

forum-regional-sobre-meio-ambiente-sera-concluido-na-costa-rica

Fórum regional sobre meio ambiente será concluído na Costa Rica

San José, 28 jan (Prensa Latina) A Sessão Especial para o 40º aniversário do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe concluirá hoje dois dias de debates sobre a tríplice crise planetária.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como presidente do Fórum desde fevereiro de 2021, a Costa Rica sediou a reunião regional com o objetivo de fortalecer a cooperação ambiental multilateral diante da crise tripla planetária da mudança climática, da perda da biodiversidade e da poluição.

Na abertura da reunião na quinta-feira, a Ministra do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Andrea Meza, instou a América Latina e o Caribe a acelerarem a implementação da Agenda 2030 porque estas três crises expõem ainda mais suas vulnerabilidades.

“À medida que esta região enfrenta a tríplice crise global, nossas vulnerabilidades são expostas e devemos nos comprometer a acelerar a implementação da Agenda 2030”, disse Meza.

O ministro costarriquenho afirmou que a solidariedade nos impulsiona a agir com maior esforço para encontrar melhores soluções para a poluição, a mudança climática e a perda da biodiversidade, a fim de transformar verdadeiramente as sociedades e as economias.

Ao receber as delegações participantes, o Ministro das Relações Exteriores em exercício Christian Guillermet disse que esta reunião produzirá resoluções importantes a serem discutidas na próxima Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Esperamos a adoção de textos de particular urgência, tais como o projeto de resolução para um instrumento legal e internacionalmente vinculativo sobre poluição plástica, ou o projeto de resolução sobre Soluções Baseadas na Natureza, disse ele.

Guillermet expressou confiança de que espaços como este e outros na arena do multilateralismo irão reforçar a ação conjunta para superar as crises que nos afligem.

Por sua vez, a diretora para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Jacqueline Álvarez, disse que em 2022 as Nações Unidas estão convocando todos os setores a entrar em modo de emergência com relação às crises ambientais que o planeta enfrenta.

“Nossos países da América Latina e do Caribe enfrentam enormes desafios para resolver estas crises e proteger seus povos, particularmente os mais vulneráveis. Este fórum regional é uma plataforma de cooperação orientada para a ação, para a qual o PNUMA tem servido com orgulho desde sua criação”, enfatizou Alvarez.

Cerca de vinte delegações lideradas por ministros do meio ambiente e autoridades de alto nível estão participando pessoalmente e seis delegações estão participando virtualmente.

Os participantes se prepararão como uma região para a quinta sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ser realizada em Nairóbi, Quênia, em fevereiro e março.

jha/ale/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.