28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba canta e celebra os 169 anos de José Martí

cuba-canta-e-celebra-os-169-anos-de-jose-marti

Cuba canta e celebra os 169 anos de José Martí

Havana, 28 de jan (Prensa Latina) Cuba canta, dança e celebra hoje o 169º aniversário do professor e político, Poeta Nacional e mais universal de todos os filhos desta Pátria, José Martí.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A nação caribenha ratifica neste dia seu amor ao Apóstolo com a exibição de um variado programa de atividades, promovido pelo Escritório de Programas Martí e seu diretor, Eduardo Torres Cuevas.

A homenagem pretende divulgar o valor e o significado da ideologia de Martí no contexto da história cubana, consolidar a consciência nacional e patriótica e o conteúdo real de seus conceitos.

Com este objetivo, outras instituições se unem à iniciativa que se torna um partido da Cuba de Martí, independente e anti-imperialista.

A Academia de Canto Mariana de Gonitch e a sua companhia profissional Las Voces encerram esta sexta-feira uma homenagem iniciada no dia 21, referente aos 169 anos do autor de A Idade de Ouro.

Sob a direção do maestro Hugo Oslé, as apresentações aconteceram em Havana e incluíram canções com textos de Martí e temas do patrimônio nacional do país.

De Ciego de Ávila, poetas e trovadores protagonizaram a digressão Estrofa Nueva, convocada pela Associação Hermanos Saíz daquela província e promotora de downloads musicais e literários, exposições e encontros teóricos.

O concurso começou em 25 de janeiro e está agendada para hoje, no encerramento, a conferência Marca de José Martí no território, do historiador e pesquisador José Martín Suárez.

Depois de um rigoroso processo de restauração pelo artesão Eduardo Covo, a devolução ao Museu Nacional da Música da caixa de música que Martí deu à sua esposa Carmen Zayas Bazán será outro presente para a ocasião.

A partir deste 28 de janeiro, o objeto retorna à sala de Reprodutores Musicais da entidade que abriga a peça desde 1972, após a doação do Museu Nacional que o adquiriu por seu filho José Francisco Martí, após a morte de Zayas Bazán .

Para vincular as crianças às ideias e obras do mestre, também está em vigor a convocação do Concurso Read Martí, promovido todos os anos pela Biblioteca Nacional de Cuba, onde está aberta uma exposição dedicada ao herói da independência.

Os resultados da competição serão anunciados em 28 de janeiro de 2023, por ocasião do 170º aniversário do nascimento do Apóstolo e coincidindo com a V Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo.

acl/yrv/mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.