28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia e Caricom realizarão a II Cúpula Ministerial

colombia-e-caricom-realizarao-a-ii-cupula-ministerial

Colômbia e Caricom realizarão a II Cúpula Ministerial

Bogotá, 28 jan (Prensa Latina) A II Cúpula Ministerial Colômbia-Caricom, com o objetivo de continuar a fortalecer o comércio, os investimentos, a cooperação e os laços culturais, acontecerá hoje no Pabellón de Cristal, em Barranquilla.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a reunião contará com a presença do Presidente, Iván Duque, e da Vice-Presidente e Ministra das Relações Exteriores, Marta Lucía Ramírez.

A reunião contará também com a presença de 15 chefes de relações exteriores dos Estados-membros da Comunidade do Caribe (Caricom) e sua secretária-geral, Carla Natalie Barnett.

A primeira reunião deste fórum de alto nível foi realizada em Cartagena das Índias em 29 de junho de 2019, quando as festas celebraram o 25º aniversário do estabelecimento de relações oficiais.

Estes vínculos foram possíveis após a assinatura do Acordo Principal sobre Comércio e Cooperação Econômica e Técnica em 24 de julho de 1994.

Entre outras coisas, as partes reafirmaram seu compromisso de fortalecer seus laços.

Eles também sublinharam sua vontade de cooperar em questões de interesse comum para a região, como comércio, transporte, cultura, educação e esporte.

Foi discutido o meio ambiente, energias renováveis, agricultura e desenvolvimento agroindustrial, mudança climática e a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Além disso, na gestão e recuperação de riscos de desastres, o problema global das drogas e a luta contra o tráfico de armas, o tráfico humano, o crime cibernético, o extremismo radical, o contrabando, a lavagem de dinheiro e a corrupção.

Por outro lado, as partes se comprometeram a continuar fortalecendo os mecanismos de integração e consulta na América Latina e no Caribe, no contexto da Associação de Estados do Caribe e da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe.

Neste sentido, eles apoiaram os princípios da proclamação da América Latina e do Caribe como uma zona de paz.

Caricom compreende Antígua e Barbuda, Barbados, Belize, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

As Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Turcas e Caicos são membros associados, enquanto Aruba, Colômbia, Curaçau, República Dominicana, México, Porto Rico, Sint Maarten e Venezuela são países observadores.

acl/otf/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.