27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tradicional Marcha dedicada a Martí será realizada em Cuba

tradicional-marcha-dedicada-a-marti-sera-realizada-em-cuba

Tradicional Marcha dedicada a Martí será realizada em Cuba

Havana, 27 Jan (Prensa Latina) Estudantes cubanos protagonizarão hoje a tradicional Marcha das Tochas em homenagem ao Herói Nacional José Martí, uma peregrinação que este ano também será dedicada às conquistas da ciência.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O vice-presidente da Federação de Estudantes Universitários (FEU), Daniel Alejandro Medina, disse à imprensa local que nesta ocasião a atividade será realizada sob o lema Minha juventude está pegando fogo, desde os degraus da Universidade de Havana até a Fragua Marciana.

Da mesma forma, o líder estudantil disse ao jornal Juventud Rebelde que as redes sociais digitais se juntarão à homenagem a partir das 18h00 locais, quando começa um tweet gigante com as hashtags #MartíVive, #Antorchas2022, #Revolucionando, #Cuba, #VamosConTodo e #60UJC.

Segundo Medina, a ocasião também permitirá celebrar o 60º aniversário da União de Jovens Comunistas, o centenário da FEU e o 76º aniversário da entrada do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, na Universidade de Havana.

A caminhada também será dedicada à ciência cubana e ao feito alcançado contra o Covid-19, destacou.

A frase Estou em chamas pela minha juventude, que vai presidir a Marcha das Tochas deste ano em saudação aos 169 anos do nascimento do Apóstolo, faz parte do tema musical Fazendo Fé, do Iris Duo.

Dada a elevada incidência da pandemia, no ano passado a peregrinação foi realizada com um formato reduzido de estudantes, e com a participação do General de Exército Raúl Castro e do Presidente Miguel Díaz-Canel.

A primeira Marcha das Tochas foi organizada para a meia-noite de 27 de janeiro de 1953, com o objetivo de aguardar o advento do centenário do nascimento de José Martí.

Segundo pesquisas históricas, a caminhada também se tornou um ato de protesto contra os crimes do ditador Fulgêncio Batista (no poder após o golpe de 1952) e a perseguição de jovens que buscavam mudar o rumo político da ilha.

jf/idm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.