28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA e OTAN rejeitaram importantes propostas de segurança russas

EUA e OTAN rejeitaram importantes propostas de segurança russas

Moscou, 27 jan (Prensa Latina) Os Estados Unidos e a OTAN rejeitaram a exigência da Rússia de acabar com a aceitação de novos membros entre seus países vizinhos, contida nas propostas do Kremlin para garantias de segurança, advertiu hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tanto Washington quanto a liderança do bloco euro-atlântico apresentaram ontem respostas escritas às iniciativas divulgadas em 17 de dezembro de 2021 pelo lado russo, e concordaram com a necessidade de manter o diálogo com Moscou.

O Secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o Secretário Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, ambos deram a posição do Ocidente sobre o assunto, embora não tenham entrado em detalhes sobre os documentos.

De acordo com as declarações de Blinken à imprensa, o presidente americano Joe Biden esteve envolvido na elaboração do texto, que inclui as preocupações de Washington, seus aliados e parceiros sobre as ações russas que supostamente minam a segurança.

Observou que contém uma avaliação inicial e pragmática das preocupações levantadas por Moscou e pelas propostas dos EUA para discussão em áreas onde os dois países são capazes de encontrar pontos em comum.

Assegurou que a resposta da Casa Branca foi coordenada com Kiev e declarou que seu país está comprometido com “a soberania e integridade territorial da Ucrânia e o direito dos Estados de escolherem suas próprias medidas de segurança e alianças”.

O chefe da diplomacia dos EUA reafirmou que Washington continuaria a fornecer assistência militar e armas a Kiev, e enfatizou que manteria o “princípio de porta aberta” da OTAN.

Blinken disse que os EUA entendem que a Rússia “tem suas preocupações de segurança”, assim como Washington, e disse que as partes podem “efetivamente negociar medidas para melhorar a segurança”.

Falando aos repórteres, Stoltenberg disse que a OTAN quer restabelecer o diálogo com a Rússia reabrindo seus respectivos escritórios em Moscou e Bruxelas e reativando os canais de comunicação militar existentes.

Comentou que os membros do bloco militar estão preparados para ouvir as preocupações das autoridades russas sobre a situação na Ucrânia, a fim de “iniciar uma conversa real”.

De acordo com o chefe militar, a OTAN se propõe a realizar consultas sérias sobre o controle de armas, incluindo mísseis nucleares, mísseis terrestres de médio e curto alcance.

Assinalou que a Aliança Atlântica continuaria a coordenar ações com a Ucrânia, assim como com todos os seus parceiros, incluindo Finlândia, Suécia, Geórgia e União Europeia, sobre o “direito de cada nação de escolher seus próprios arranjos de segurança”.

Blinken disse na quarta-feira que espera ter contatos com o Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov nos próximos dias depois que Moscou se familiarizar com as respostas de Washington a suas propostas.

Também disse que os Estados Unidos não publicarão sua resposta e espera que a Rússia faça o mesmo.

jf/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.