27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Triplo empate técnico para a presidência da Costa Rica

Triplo empate técnico para a presidência da Costa Rica

San José, 26 jan (Prensa Latina) Os candidatos à presidência da Costa Rica José María Figueres, Lineth Saborío e Fabricio Alvarado aparecem hoje em triplo empate técnico na intenção de votos nas eleições gerais de fevereiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ex-presidente Figueres (1994-1998), do Partido da Libertação Nacional, com 15%, lidera a intenção de voto dos eleitores costarriquenhos, segundo a pesquisa do Centro de Pesquisa e Estudos Políticos da Universidade da Costa Rica (CIEP-UCR), publicado nesta quarta-feira pelo semanário Universidad.

De 19 a 21 deste mês, o CIEP-UCR entrevistou por celular 1.200 costarriquenhos com direito a voto de uma amostra representativa da população total, 15 dias antes da data eleitoral de 6 de fevereiro, com margem de erro de +/- 2,8 pontos percentuais.

De acordo com os resultados dessa consulta, em segundo lugar está Saborío, do Partido da Unidade Social Cristã, com 14%, e atrás o pastor evangélico Fabricio Alvarado, do Partido Nova República, com 11% e, portanto, os três tecnicamente empatados.

Mas o mais significativo desta pesquisa é que nem mesmo somando as porcentagens (40) dos três primeiros candidatos a vencer as eleições gerais superam os 41% de indecisos que responderam que vão às urnas, mas ainda não sabem quem eles vão marcar na sua cédula.

Atrás desses três candidatos estão outros três: José María Villalta, da Frente Ampla, com 8% das intenções de voto; Rodrigo Chaves, do Partido Social Democrata do Progresso, com 6%; e Eliécer Feinzaig, do Partido Liberal Progressista, com 3%.

Esses são os únicos seis dos 25 candidatos presidenciais cujos percentuais de apoio ultrapassam a margem de erro da pesquisa, mas nenhum, nem mesmo os seis primeiros, atinge os 40% necessários para vencer no primeiro turno.

Para os investigadores do CIEP-UCR , o fluxo de apoio às candidaturas presidenciais, mesmo as com maior vantagem, está longe dos 40% necessários para vencer no primeiro turno, para o qual consideram inevitável o processo de 3 de abril entre os dois candidatos que obtiverem o maior número de votos válidos no prazo de 11 dias.

Cerca de 3,5 milhões de costarriquenhos são convocados em 6 de fevereiro para escolher o presidente, dois vice-presidentes e os 57 deputados da Assembleia Legislativa, que ocuparão o cargo no período 2022-2026. msm/ale/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.