26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Egito insiste em acordo vinculativo sobre grande barragem etíope

egito-insiste-em-acordo-vinculativo-sobre-grande-barragem-etiope

Egito insiste em acordo vinculativo sobre grande barragem etíope

Cairo, 26 jan (Prensa Latina) O Egito mantém hoje as portas abertas para um diálogo sobre a Grande Represa do Renascimento (DRGE), que permitirá à Etiópia se beneficiar da geração de eletricidade sem causar danos aos países ribeirinhos do rio Nilo, disse o governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouli disse em sua conta no Facebook que o Cairo quer chegar a um acordo vinculativo para resolver a disputa entre esta nação e o Sudão com a Etiópia.

Estamos prontos para retomar as negociações o mais rápido possível com o objetivo de acabar com as divergências técnicas e jurídicas para conseguir um pacto justo e equilibrado, escreveu.

Ele lembrou que qualquer proposta deve levar em conta a escassez de água do Egito e sua dependência do Nilo como principal recurso hídrico.

Durante uma visita a Omã, o ministro das Relações Exteriores egípcio Sameh Shoukry propôs a retomada das negociações há três dias.

O chanceler afirmou que seu governo não é responsável pela interrupção das negociações sobre a DRGE, fonte de conflito desde o início de sua construção, há uma década.

Em meados do ano passado, as tensões aumentaram após a decisão da Etiópia de realizar o segundo enchimento da instalação unilateralmente, o que suscitou fortes protestos de Cartum e Cairo.

O Egito afirma que a obra ameaça sua cota de água do rio Nilo, do qual depende quase inteiramente o consumo humano, a agricultura e a indústria do país, com mais de 100 milhões de habitantes.

Por seu lado, as autoridades de Adis Abeba consideram a DRGE a chave para fornecer eletricidade aos mais de 110 milhões de habitantes da Etiópia e, assim, promover o desenvolvimento socioeconómico do país africano.

msm/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.