27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba aposta na participação popular em seu orçamento econômico

Cuba aposta na participação popular em seu orçamento econômico

Havana, 26 jan (Prensa Latina) A Ministra de Finanças e Preços de Cuba, Meisi Bolaños, destacou a necessidade hoje de exercer maior participação popular na gestão e controle dos orçamentos nos municípios e nos destinos dos recursos monetários.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Referindo-se à Lei do Orçamento do Estado para o corrente ano, aprovada pela Assembleia Nacional (parlamento), a responsável dessa pasta ponderou essa aposta porque o plano econômico apoia programas e serviços básicos à população, onde os itens municipais desempenham um papel fundamental. Para a transformação da gestão orçamentária, devem ser criadas capacidades e habilidades nessas demarcações, para que possam ter recursos materiais e financeiros para investir em projetos de desenvolvimento local, além de solucionar problemas comunitários e até mesmo financiar serviços básicos.

Bolaños falou nesta terça-feira no espaço de rádio e televisão Mesa Redonda onde explicou que devido à situação econômica do país, a maioria dos itens municipais estão em déficit e têm de receber transferências do plano central para cobrir as suas despesas sociais.

Acrescentou que para isso é necessário aumentar a atividade econômica dos territórios com base nas suas características e potencialidades, para além das medidas aprovadas no âmbito da estratégia econômica e social do país, incluindo a descentralização dos poderes.

Explicou que o país estuda a possibilidade de que empresas cuja força de trabalho e recursos naturais estejam na comunidade deixem de ser de subordinação nacional e se tornem unidades municipais, cujas contribuições seriam utilizadas para o desenvolvimento local.

A titular de Finanças e Preços destacou que as limitações que a economia cubana terá que enfrentar este ano, que mantém as complexidades da crise mundial agravada pela pandemia, juntamente com o aperto do bloqueio, são desafios que também se refletem na Orçamento do Estado.

No entanto, sublinhou que continua a ser um plano de despesa do Estado puramente social, composto pelos orçamentos locais (municipais e provinciais), dos quais os territoriais são apoiados em termos de investimentos, subsídios a cesta básica familiar regulamentada e serviços de alto impacto social da proteção à população.

rgh/crc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.