27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento do Equador debate projeto de lei sobre aborto

Parlamento do Equador debate projeto de lei sobre aborto

Quito, 25 jan (Prensa Latina) A Assembleia Nacional do Equador vai debater hoje um projeto de lei que permite o aborto para mulheres grávidas que tenham sido estupradas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A proposta elaborada pela Ouvidoria chegou ao Parlamento em junho do ano passado e desde então começou sua análise, confiada à Justiça e à Estrutura da Comissão de Estado.

A questão gerou controvérsia mesmo dentro da legislatura, e é por isso que a mesa parlamentar fez algumas modificações no relatório inicial.

Há vários pontos controversos, mas o que se destaca está relacionado ao limite máximo de tempo para autorizar a interrupção voluntária da gravidez no caso de estupro.

A este respeito, o texto atual indica que as mulheres maiores de 18 anos podem fazer um aborto até 20 semanas de gravidez e as menores até 22 semanas.

No caso de mulheres grávidas com deficiência intelectual, o limite de tempo será definido pelas diretrizes para a assistência terapêutica ao aborto emitidas pelo Ministério da Saúde Pública.

Também estabelece como requisitos para o acesso a este serviço que as mulheres com mais de 14 anos de idade que tenham sido agredidas sexualmente e engravidem como resultado desta ação devem preencher formulários para apoiar o pedido.

Uma vez que o documento tenha sido avaliado, ele irá à presidência da República para revisão pelo presidente, Guillermo Lasso, que já disse que vetará o documento se o texto “for além da norma constitucional”.

Se o projeto de lei for totalmente vetado, passará um ano antes de poder ser tratado novamente.

jha/scm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.