27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unesco reconhece os esforços para manter as escolas abertas

Unesco reconhece os esforços para manter as escolas abertas

Paris, 24 jan (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu hoje os esforços dos países para manter as escolas abertas em tempos de Covid-19, ações que pediu fortalecimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma declaração por ocasião do Dia Internacional da Educação, o órgão multilateral enfatizou que, na maioria dos Estados Membros, as aulas continuam a ser realizadas apesar do impacto da variante contagiosa do coronavírus SARS-CoV-2.

De acordo com os dados da organização, as escolas estão abertas em 135 países, enquanto que 25 deles suspenderam temporariamente as aulas, com as férias de final de ano prolongadas.

Apenas uma dúzia de países optou por fechar escolas e mudar para o ensino à distância diante do surgimento da ômicron, em contraste com os 40 que tomaram tal decisão em janeiro de 2021.

“A educação continua a ser profundamente perturbada pela pandemia, mas todos os países estão agora muito conscientes dos custos dramáticos de manter as escolas fechadas”, advertiu a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay.

Observou que a expansão da vacinação Covid-19 e as lições dos últimos dois anos resultaram em um novo modelo baseado em protocolos escolares de saúde e segurança.

Entretanto, a Unesco insistiu na necessidade de que estes protocolos tivessem os recursos financeiros essenciais para sua implementação efetiva e para a assistência aos professores.

Com relação aos professores, pediu aos governos que os priorizassem para a imunização, “pois eles não foram designados a nenhum grupo prioritário em cerca de um em cada três países”.

Azoulay também pediu à comunidade internacional que compensasse as perdas de aprendizado resultantes da crise de saúde, de modo que não basta simplesmente colocar os alunos de volta na sala de aula.

“Se não forem tomadas medidas corretivas, com atenção aos alunos mais vulneráveis, a pandemia da Covid-19 terá consequências dramáticas a longo prazo”, disse ela.

mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.