27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeira votação realizada na Itália para eleger o novo presidente

Primeira votação realizada na Itália para eleger o novo presidente

Roma, 24 jan (Prensa Latina) A assembleia encarregada de eleger o novo presidente da República Italiana realizará hoje a primeira rodada de votação, sem concluir as negociações entre os grupos parlamentares em busca de um candidato comum.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O processo para escolher o substituto de Sergio Mattarella, que terminará seu mandato de sete anos em 3 de fevereiro, envolve os membros de ambas as câmaras do parlamento e três representantes de cada conselho regional, com exceção do Vale de Aosta, que apresentará apenas um. Sob a legislação atual, o novo Chefe de Estado será eleito por voto secreto com pelo menos dois terços da maioria, uma regra que se aplicará até uma terceira votação, após a qual a metade mais um dos votos será suficiente.

Como nenhum partido ou coalizão tem apoio suficiente para determinar o curso dos eventos por si só, os líderes dos principais partidos estão fazendo progressos em seus esforços para encontrar um candidato de consenso.

Por um lado, o centro-esquerda representado pelo Partido Democrata, o Movimento 5 Estrelas e Livre e Igualdade, e por outro, o centro-direita com os Irmãos da Itália, a Liga, Forza Italia e outras organizações menores. Às 15h00, hora local, está prevista a realização da primeira votação diária, na qual se espera que as cédulas em branco predominem, como será o caso nos dias seguintes até que as negociações sejam bem sucedidas.

O Presidente da República Italiana representa a unidade nacional e exerce as funções de controle e coordenação do Estado como um órgão neutro que garante a constituição.

A eleição presidencial mais longa da história do país foi a de Giovanni Leone, depois de 23 votos em 1971, enquanto Francesco Cossiga e Carlo Azeglio Ciampi foram eleitos no primeiro, em 1985 e 1999.

jf/fgg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.