27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EEUU está reciclando terroristas do Daesh

EEUU está reciclando terroristas do Daesh

Por Fady Marouf
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Damasco, 24 jan (Prensa Latina) Os Estados Unidos estão tentando reciclar o grupo terrorista Estado Islâmico, Daesh em árabe, para justificar a continuação da presença ilegal de suas forças, o governador da província de Hasakeh, nordeste da Síria, Ghassan Khalil, denunciado hoje.

O ataque orquestrado do Daesh à prisão de al-Sinaa que abriga milhares de ex-jihadistas e o caos generalizado por trás dele são evidências de uma tentativa de justificar a presença militar dos EUA na Síria, especialmente após crescentes demandas locais e internacionais por sua saida, al-Khalil disse ao jormal Al-Watan.

Ele esclareceu que Washington pretende mostrar que o perigo desse grupo radical ainda existe e, portanto, suas tropas não deixarão o país.

Segundo o governador, outro dos objetivos do que está a acontecer poderá ser o de pressionar os cidadãos a não se dirigirem aos centros de reconciliação abertos pelo Executivo.

Sobre a situação atual na prisão de Al-Sinaa, o funcionário esclareceu que os confrontos continuam nas proximidades da instalação, enquanto aviões de guerra dos EUA continuam a bombardear edifícios estatais e casas de civis sob o pretexto de atacar o Daesh.

A prisão ainda está fora do controle das chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), aliadas de Washington, e o Daesh está atualmente detendo vários guardas e também ocupou vários prédios ao redor, disse ele.

Por outro lado, salientou que os confrontos provocaram o deslocamento em massa dos moradores de vários bairros da cidade de Hasakeh, os militares sírios receberam até agora três mil deslocados e as autoridades lhes oferecem alimentação, alojamento e assistência sanitária apesar dos recursos limitados.

Os militares norte-americanos e as SDF que operam sob seu comando transformaram a escola de educação profissional Al-Sinaa em uma prisão que abriga cerca de cinco mil jihadistas, a maioria de nacionalidade estrangeira.

Na quinta-feira passada, o Daesh atacou as entradas da referida instalação com dois caminhões-bomba dirigidos por homens-bomba e, em seguida, dezenas de jihadistas o invadiram, o que gerou uma situação de caos.

O governo de Damasco afirmou em mais de uma ocasião que a presença dos EUA na Síria incentiva atividades terroristas e separatistas e impede os esforços para restaurar a estabilidade em toda a nação.

jf/fm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.