27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Depressão tropical ameaça os territórios de Moçambique

Depressão tropical ameaça os territórios de Moçambique

Maputo, 24 jan (Prensa Latina) Uma depressão tropical ameaça várias províncias de Moçambique, com previsões de chuvas fortes devido à possível evolução do fenômeno para uma severa tempestade, confirmou hoje o Instituto Nacional de Meteorologia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na pior das hipóteses, cerca de 500.000 pessoas poderiam ser afetadas nos territórios de Nampula, Zambézia, Sofala, Manica Tete e Niassa, informou a Rádio Moçambique nesta segunda-feira.

O meteorologista Acácio Tembe confirmou à estação que o ciclone trará chuvas fortes, embora os ventos não sejam de grande intensidade, apenas na faixa de 100 e 120 quilômetros por hora.

As províncias de Niassa e Nampula, no norte, e Zambézia, Sofala Manica e Tete, no centro, poderiam ser direta ou indiretamente afetadas pelo evento, explicou o representante do Instituto Nacional de Meteorologia em Maputo.

As chuvas, disse o especialista, podem atingir acumulações de mais de 100 milímetros por dia durante os próximos quatro dias.

Devido ao aquecimento das águas superficiais no Canal de Moçambique, a depressão atingirá o status de tempestade tropical, e está projetada para entrar no continente através da província de Nampula, disse ele.

O Instituto Nacional para Redução e Gestão de Riscos e Desastres decidiu enviar equipes multisetoriais para as áreas em risco, com o objetivo de fortalecer os meios de assistência à população.

O vice-diretor do Centro Operacional Nacional para Emergências, António Beleza, disse à imprensa que uma das principais missões das equipes é trabalhar com as autoridades locais para conscientizar as famílias e evitar perdas humanas.

Já posicionamos ativos e recursos em alguns locais considerados estratégicos e, dependendo das atualizações, vamos reposicioná-los melhor. Também avaliaremos as estradas de acesso que podem ser afetadas para que não tenhamos problemas em servir à população”, disse.

Há menos de três anos, Moçambique foi devastado pelo ciclone Idai, que deixou um rastro de destruição em todo o país e em partes do Zimbábue e Malaui, com danos estimados pelo Banco Mundial em dois bilhões de dólares.

Em março de 2019, o Idai destruiu parcialmente o corredor que liga o Porto da Beira com os vizinhos Zimbábue, Malaui e Zâmbia, causando grandes falhas na distribuição de alimentos e combustíveis.

Todo ano, entre outubro e abril, Moçambique enfrenta a estação chuvosa, caracterizada por frequentes tempestades e ciclones do Oceano Índico contra a costa leste da África Austral.

jf/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.